Publicação em destaque

COLETIVIDADES - GINÁSIO CLUBE DO SUL COMPLETA HOJE DIA 17 DE MAIO UM SÉCULO DE HISTÓRIA AO SERVICO DO DESPORTO E CULTURA -1920- 2020

Prémio Prestigio é um prémio instituído, para premiar aqueles que mais se destacaram em prol da coletividade. A contar da esquerda: Marco Bajanco(andebol),Patricia Gancho(atletismo),Fernando Marum(ginástica),Élia Rochinha(halterofilismo) e Fernando Dias(mestre de halterofilismo).Foto de arquivo, aquando do 74º aniversário,em maio de 1994.
 
O Ginásio Clube do Sul, comemora hoje dia 17 de maio, o seu Centenário,fundado a 17 de maio de1920, a popular coletividade de Cacilhas, junta-se às coletividades centenárias do concelho de Almada, e no qual tem demonstrado ao longo dos anos o seu ecletismo em prol da cultura e do desporto é bem elucidativo: Andebol, Atletismo, Badmington, Basquetebol, Bilhar, Box,Ciclismo, Educação Fisica, Esgrima, Ginástica, Futebol, Halterofilismo, Judo, Karaté, King Boxing, Natação, Raguebi, Remo,Teatro,Ténis de Mesa,Vela e Xadrez.

Aque partilhamos alguma fotos relacionados,com dois momentos destintos, a passagem  do 74º  e a passagem do 80º aniversário.

 Fernando Barão,um cacilhense de gema e um ginasista de coração,sócio nº 1 do Ginásio Clube de Sul,autor do livro" Ginásio Clube do Sul "75 anos de Glória", conjuntamente com Henrique Mota,outro vulto do Ginásio, e que já não está entre nós. Sobre Fernando Barão e com a devida vénia,deixamos aqui a sua saudação ao Ginásio Clube do Sul:

SAUDAÇÃO
Ginásio saúdo-te pelo teu centenário!
Desculpa tratar-te por tu, mas somos quase da mesma idade. Só tens mais 4 anos do que eu.
Quando me recordo que sou o sócio mais antigo, sinto-me no pleno direito, de tomar algumas liberdades de expressão…
Logo após a minha adolescência, quando comecei a tomar consciência do fenómeno associativo, trocando os meus deveres escolares, pelo teu progresso… parece-me que tudo isto se passou ontem.
Comecei a estudar o teu passado e cheguei à conclusão:
• De como foi designado o teu nome;
• Porque é que a tua bandeira é triangular;
• E a razão do portuguesíssimo escudo também lá estar.
Foste criado para as lides náuticas e gímnicas talvez por influência do Carlos Durão e do José de Oliveira Gendre.
E foi na educação física que obtiveste os maiores louros da tua já longa história.
Pela primeira vez uma colectividade do Concelho de Almada teve de ir a Lisboa, ao pavilhão do parque Eduardo Sétimo, para demonstrar num sarau, as nossas ultra possibilidades. Linda jornada com o nosso estandarte a ser empunhado pelo teu sócio honorário e escritor almadense Romeu Correia.
Muito mais haveria para contar, mas pediram-me uma saudação curta…
Recebe um abraço de parabéns do teu velho amigo, também já quase centenário.

Fernando Barão

A mesa que presidiu à sessão solene de 17 de maio, dia do 80º aniversário do Ginásio Clube do Sul. Ao centro Miguel Duarte, presidente da assembleia geral,tendo à direita António Raposo,presidente da direcção e à esquerda Ricardo Fernandes,presidente do conselho fiscal.

Miguel Duarte,presidente da assembleia geral do GCSul,entrega ao vereador da Cultura e Desporto da CMAlmada o diploma de Sócio Honorário com que a autarquia foi distinguida. De referir que na altura o vereador disse:-"Se pudesse punha aqui todo o concelho a bater palmas".

Elementos dos corpos sociais do clube preparados para procederem à entrega de prémios.


Face ao momento atual por que estamos a passar devido ao confinamente, do  Covid-19,a direção do Ginásio Clube do Sul,não realizou a tradicional cerimónia de aniversário,no entanto enviou por e-mail, a todos os associados uma mensagem aniversariante e de esperança quanto ao futuro. 

No estanto deixamos aqui uma saudação aniversariante para o Ginásio Clube do Sul, seus dirigentes,associados,atletas,treinadores e simpatizandes.


Sem comentários:

Enviar um comentário