Na impossibilidade de festejar condignamente o seu Centenário, devido á pandemia do covid - 19, a direção do Liberdade Futebol Clube emitiu um comunicado, sobre o Centenário da coletividade e que aqui destacamos alguns pontos importantes:
O LIBERDADE FUTEBOL CLUBE CELEBRA A 28 DE MAIO 100 DE VIDA
A Direção do Liberdade,presidida por,José Gregória,dirige uma viva, calorosa e fraterna saudação a um conjunto de nomes de homens e mulheres que nunca serão esquecidos, a quem devemos um especial agradecimento e reconhecimento.
A eles o nosso profundo respeito! nesta casa, saudamos o vosso empenho e dedicação,os quais dão vida ao Movimento Associativo Popular, que se traduz numa expressão da ação social das populações nas áreas da cultura, do desporto, do recreio e da educação.
(...) Carissímos atletas,sócios,amigos, apoiantes e todo o movimento associativo,é com muita tristeza que informamos que este ano devido á Pandemiado Covid -19 que o país atravessa,não se irão realizar as Festas do nosso Centenário.(...) a todas as empresas e comércio local que nos apoiam, o nosso obrigado. Só assim juntos,mesmo sabendo das dificuldades, têm gradualmente vindo a manter o apoio ao clube.
Continuamos num futuro próximo a trabalhar em prol da população,tal como temos feito nestes 100 anos de existência e agora ainda com mais entusiasmo. Para o inicio de junho iremos reabrir o espaço do associado e voltaremos certamente para as nossas atividades desportivas, com novidades.
Agradecemos a solidariedade de todos
O presidente da Direção: José Alves Gregório.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O SONHO - TUDO COMEÇOU AQUI
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Hoje aqui vamos recuar no tempo e voltar a 28 de maio de 2000, aquando das comemorações do 80º Aniversário, já que na comemoração da efeméride, foi uma festa dupla para as gentes da popular coletividade, que para além do aniversário,ocorreu,outro ato de grande significado que foi a inauguração do Pavilhão Gimnodesportivo, uma infra-estrutura muito desejada por todos aqueles que na última década,[aquando da inauguração,2000] geriram os destinos do prestigiado clube.
Em Síntese e para memória futura da coletividade
Reportagem e fotos, aquando da minha passagem[três décadas) pelo Jornal de Almada, e em que, os dirigentes do Liberdade Futebol Clube,me atribuiram : "O titulo de, Sócio Benemérito".
A este importante ato compareceram várias coletvidades do concelho,entre elas o Ginásio Clube do Sul,[que no passado dia 17 de maio de 2020,completou 100 anos de vida ] e o Almada Atlético Clube, que se fizeram representar pelos seus presidentes e ainda o Clube Recreativo Piedense, o Clube Lisnave,o Clube Recreativo Pombalense,a SFUAPiedense, o Clube Recreativo Barroquense, Associaão 1º Dezembro, e os Unidos do Bairro, cujos representantes nas suas intervenções enalteceram o trabalho desenvolvido pelo Liberdade FC., fazendo questão de entregar lembranças à coletividade aniversariante.
Presentes também algumas figuras ligadas à história do clube, como o antigo futebolista, Jacinto do Carmo Marques, conhecido futebolista do SL Benfica, o antigo internacional de andebol Carlos Castanheira e ainda Vitalino Santos António, Mário Rodrigues e o dr Castro Rodrigues, homens ligados ao andebol nas décadas de 50 e 60,para além dos atuais atletas de basquetebol e atletismo e seus técnicos e muitos convidados e associados do clube.
Após uma visita às instalações da coletividade, o presidente da Assembleia Geral,António Silva, saudou os convidados presentes neste memorável acontcimento da vida do Liberdade FC,enaltecendo todos aqueles que tornaram possível a importante infra-estrutura desportiva que se inaugurava. Em seguida usou da palavra o presidente da coletividade em festa, Carlos Pina, que referiu" Os dois eventos fazem com que hoje seja um dia histórico e de festa para este clube, fundado por operários da cortiça e da construção naval, ao qual temos muito orgulho de pertencer e cujo nome, "LIBERDADE",é para nós, um dos mais lindos de Portugal" intervenção que publicaremos mais à frente. Seguiu-se o presidente da Junta de Freguesia da Cova da Piedade,que enalteceu o trabalho desenvolvido pela direcção do clube, que-"o clube esteve numa situação caótica e agora é com agrado que a Freguesia se mostra agradecida pela obra que conseguiu erguer".
O professor Carlos Bule, em representação do IND, também teceu rasgados elogios à "persistência dos dirigentes da coletividade na edificação do pavilhão" e na sequência das intervenções, o presidente da Assembleia Municipal, José Manuel Maia, historiou um pouco o passado do clube e das suas gentes: -" tendo-se regozijado por estar na presença de uma obra importante, que também prestigia o orgão a que preside, já que o presidente do Liberdade também, faz parte desse orgão, daí saudar todos aqueles que uniram as mãos para desbravar terrenos a fim de erguer esta infra-estrutura desportiva"
Seguiu-se no uso da palvra, o vereador da cultura e desporto, Antóno Matos, que classificou de:
- «Fantástico o trabalho realizado pelo Liberdade, coletividade que merece de facto este pavilhão,pois quem viu isto antes e o vê agora, até lhe parece impossível »; assim felicitou os homens e as mulheres pelo trabalho realizado que "veio enriquecer ainda mais a rede de infra-estrutura de que hoje todos nos orgulhamos»,sublinhando também «o excelente trabalho desportivo levado a cabo pela colectividade» deixando uma saudação especial aos basquetebolistas e técnicos pelos êxitos alcançados.
Os titulos de Sócio Honorário com que a Câmara Municipal de Almada foi distinguida pelo Ginásio Clube do Sul e pelo Liberdade Futebol Clube são uma prova evidente que reconhecem o nosso trabalho em nome do poder local»-acentuou a presidente da Câmara Municipal
Carlos Pina, presidente do Liberdade e a autarca Maria Emilia de Sousa,no descerrar da lápide alusiva à inauguração do Pavilhão do Liberdade Futebo lClube |
A finalizar a série de intervenções, usou da palavra a presidente da Câmara Municipal de Almada,Maria Emilia de Sousa Neto, que começou por saudar os campeões presentes(nesse caso a equipa de juniores masculino de basquetebol ), realçando que nas várias intervenções foram deixados alguns testemunhos muito sigmificativos relacionandos com o papel da coletividade. Assim saudou também todos aqueles que fundaram o Liberdade Futebol Clube e os seus seguidores que continuam a dar vida a estes grandes projectos..
Depois dirigiu uma palavra muito especial à juventude: -" Vocês são os continuadores deste grande movimento que tem que ser imparável e tem que continuar a dar frutos em todos os dominios(...); daí o agradecimento da autarquia às coletividades que nos distinguiram ainda recentemente, o Ginásio Clube do Sul,uma coletividade que atribuíu à Câmara Municipal de Almada o título de sócio honorário e hoje o Liberdade Futebol Clube. Isto é a prova evidente de que reconhecem o nosso trabalho, em nome dopoder local.O nosso muito obrigado pelas distinções que nos foram atribuídas"
Na continuação da sua intervenção disse:"Almada, é de facto a capital do movimento associativo populae; tem hoje oito coletividades que totalizam 1200 anos de vida associativa e de muito trabalho e tem o único monumento ao associativismo popular, associativismo que faz parte da nossa cultura. Temos, de facto, dado provas ao país e ao mundo desse grande movimento do associativismo"
Mais adiante acrescentaria que a liderança é necessária; que tem que existir uma equipa, a qual tem que ter um líder, daí:
- « lançar um apelo à liderança de cada um de vós. Nós autarquia e o poder central precisamos de ser incomodados. O nosso concelho não seria o que é se cada cidadão não participase na construção deste grande concelho. É muito importante que cada um de vós não se canse de nos incomodar».
Por fim dirigiu uma palavra de agradecimento ao técnico Peralta e aos jogadores pelo contributo que têm dado ao desporto do concelho, agradecimento extensivo ao presidente do Liberdade, Carlos Pina, e a toda a sua equipa de dirigentes pelo trabalho desenvolvido, concluindo com um: Viva o Liberdade.
No decorrer da referida cerimónia foram distinguidas várias personalidades que prestaram relevantes serviços ao Liberdade Futebol Clube e que a assembleia geral, num gesto magnânimo de gratidão,galadoou com com honrosas distinções.
No final decorreu um almoço de convivio,precedido da participação da Amituna(ex-Tuna da Anizade) da Cova da Piedade, que abrilhantou a festiva tarde do Liberdade, com a sua música académica e popular portuguesa.
De registar que o grupo que engloba cerca de 25 elementos foi fundado em meados de 1993,mas desde há dois anos e meio que passou a denominar-se a"Amituna",que é composta por estudantes, diretores,amigos e pais e tem atuado em vários locais do país, tendo atuado no Centro Cultural de Belém(CCB),como nos disse João Brito,um dos elementos do grupo.
Câmara Municipal de Almada-Um aliado de peso no apoio ao Clube - Realçou o Presidente da direção Carlos Pina.
- Aguarda com algum interesse foi a intervenção do presidente do Liberdade, da qual publicamos os seguintes excertos:
"Os dois eventos fazem com que hoje seja um dia histórico e de festa para este clube,fundado por operários da cortiça e da construção naval, ao qual temos muito orgulho de pertencer e cujo nome,«LIBERDADE»,é para nós, um dos mais lindos de Portugal».
Na continuação da sua alocução, Carlos Pina dirigiu uma palavra de apreço e gratidão a todos que dignamente representaram o clube na modalidade de futebol,tais como Teodoro da Costa e Jacinto Marques,os quais se encontravam entre os convidados, e ainda Carlos Castanheira,Vitalino Santos, Mário Rodrigues,Emilio Sabino e ao dr.Artur Castro Rodrigues,homens ligados ao andebol sem esquecer um homem da cultura, Américo Ribeiro,autor e encenador de várias peças de teatro e compositor de músia, referindo que todos eles serviram e prestigiaram o Liberdade Futebol Clube,ao qual ficaram vinculados por laços de afectividade.
Após o elogio a todos aqueles que ao longo dos anos muito contribuíram em prol do Liberdade, o presidente da coletividade, dirigiu a sua intervenção para a última década da vida atribulada do clube, acrescentando:
- « Este clube,no inicio da década de 90, enfrentou dificuldades da mais diversa ordem, designadamente escassez de receitas e finançiamentos,carência de instalações adequadas,dificuldades técnicas e materiais e outras que agora não importa referir. Em resultado disso, entrou num processo de rotina e de definhamento, de tal modo que em Maio de 1991 encerrou temporáriamente as suas portas. No entanto, nestes últimos anos consegiui reerguer-se e melhorar a sua vida associativa, nas modalidades de basquetebol e atlétismo, únicas que passaram desde então e até hoje a constituir a sua politica desportiva».
Para o líder do Liberdade, após a aquisição do terreno onde se situa a coletividade, facto que ocorreu em 1996,foram dados passos para a sua transformação e modernização das suas degradadas instalações sociais e desportivas. Depois do não da administração central em não apoiar o projecto, os dirigentes do Liberdade,tiveram na Câmara Municipal de Almada, um aliado de peso e em 1997/98 a autarquia iniciou o seu apoio financeiro à coletividade,o que permitiu aos dirigentes,não só a compra do edificio sede social, mas também a construção do salão de festas, a edificação do Pavilhão e ainda a construção das respetivas infra-estruturas de apoio.
Em relação ao Pavilhão disse:
- « A obra está à vista de todos,este equipamento está funcional e permitirá não só melhorar as condições de trabalho dos atletas e técnicos, mas também fomentar a pratica desportiva e melhorar as excelentes prestações das equipas de basquetebol que na época de 1997/98 foram campeãs e vice- campeães regionais de Setúbal em juniores e cadetes masculinos,com boas prestações nos respetivos campeonatos nacionais».
- Quanto à questão da crise do dirigismo associativo:
- «referiu que apesar da falta de meios e da escassez dos apois,apesar da falta de reconhecimento, por parte do poder central, os portugueses continuam a associar-se, a criar novas associações e a revatilizar outras que estavam desactivadas, como era o caso do Liberdade, há 9 anos atrás, a prova dessa vitalidade foi demonstrada com a inauguração do Pavilhão»
A presidente da Câmara Municipal de Almada,a vereação e o presidente da Junta de Freguesia da Cova da Piedade, distínguidos como "Sócios Honorários do Clube"
A parte final da intervenção de Carlos Pina foi dirigida para a presidente da autarquia, tendo afirmado:
- « Foi com muita alegria e emoção que hoje vimos este pavilhão ser inagurado por quem tem demonstrado estar de forma inequívoca ao lado do movimento associativo popular e continuando a trazer o progresso para o nosso concelho. Por isso, e por ter prestado relevantes serviços à causa da cultura e do desporto do nosso concelho, consideramos esta ocasião, oportuna para lhe entregar a distinção de Sócia Honorária do Liberdade Futebol Clube, com que foi proclamado pela assembleia geral do clube, distinção que também foi conferida à vereação que coordena e ainda ao presidente da Junta de Freguesia da Cova da Piedade, o primeiro autarca que apoiou empenhadamente este clube num momento difícil da sua vida.
As distinções que lhe foram conferidas constituem o reconhecimento da massa associativa deste clube pela vossa obra e visa estimulá-los a prosseguir com o vosso notável trabalho».
PERSONALIDADES DISTINGUIDAS PELO LIBERDADE FUTEBOL CLUBE
As personalidades que prestaram relevantes seviços ao Liberdade Futebol Clube e que em assembleia geral, num gesto magnânimo de gratidão, galardoou com honrosas distinções,foram as seguintes:
- Jacinto do Carmo Marques, sócio de mérito, futebolista extraordinário,que iniciou a sua formação neste clube e,mais tarde representou o Sport Lisboa e Benfica, ao serviço do qual conquistou varios titulos entre eles, uma Taça Latina.
- Joaquim Filipe Candeias, sócio benemérito, um homem da comunicação social que através do «Jornal de Almada»,em muito contribuiu para veicular os anseios e aspirações deste clube e divulgar o basquetebol no nosso concelho.
Carlos Castanheira, à esquerda,recebe das mãos do dirigente Artur Mercier o titulo de Sócio de Mérito . |
- Carlos Alberto Castanheira de Sousa, sócio de mérito, internacional de andebol cuja formação se iniciou no Liberdade, e mais tarde representou o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal.
Serafim dos Santos Peralta, sócio de mérito, técnico de basquetebol do Liberdade F.C. um homem cujo saber e competência tem contribuído para que o valor desportivo deste clube tivesse sido ( e continua a sê-lo) reconhecido.
José Carvalho Pereira,sócio benemérito,por ter oferecido uma dávida valiosa ao clube
Eng. Luís Graça Lobo, sócio benemérito,por ter assegurado apoio técnico gratuito às obras realizadas no clube e ter cedido materiais e equipamentos designadamente para este pavilhão cujo projecto foi por ele elaborado.
Sócios de Mérito, os dirigentes do Liberdade: Artur Jorge Mercier dos Santos, Carlos Manuel Gouveia Moura da Costa, Carlos Porfirio Tavares Pina, José Marcelo Rodrigues e José Fernandes Dias, cujo trabalho, empenho e dedicação ao longo dos últimos nove anos,permitiram melhorar considerávelmente a vida associativa e desportiva do clube.
Sem comentários:
Enviar um comentário