Publicação em destaque

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

... ASSIM NASCEU O ANDEBOL NO CONCELHO DE ALMADA - HISTÓRIA DO ANDEBOL NO CONCELHO DE ALMADA, AUTOR :HUMBERTO BORGES


 Em cima a formação de andebol de 11 do Almada Atlético Clube,numa das últimas partidas,na variante de onze,diante do Futebol Clube do Porto,realizado no Campo de Jogos do Pragal. Ano em que a turma almadense,conquistou o titulo regional da A.A. Lisboa e sagrou-se vice campeã nacional,atrás do FC Porto que se sagrara campeão. .Acrescentar que o ultimo jogador da fila de baixo, a contar da direita  é o Vitor Silva.


A 20 de julho de 1944, deu-se a fusão do Sport Clube Almadense com o Pedreirense Futebol Clube,nascendo o Almada Atlético Clube.

Em Outubro do mesmo ano,iniciou-se o campeonato regional de Setúbal da 2 ª Divisão em Futebol, e, em virtude dos maus resultados alcançados pela equipa de futebol do Almada Atlético Clube,pensaram os seus dirigentes que seria necessário criar outra modalidade desportiva de forma a atrair ao seu campo os sócios do clube.

  Ficou incumbido para tratar do assunto o dirigente Jacinto Louro,que juntamente com Sérgio Malpique, resolveu que o Handball seria a modalidade escolhida, pois campo já tinham,uma vez que a modalidade era praticada num campo de futebol.Para esta escolha também deve ter contribuído o facto de a Associação de Handball de Lisboa ter realizado na época anterior um torneio cuja finalidade era a divulgação e expansão da modalidade, fazendo disputar os jogos em localidades circunvizinhas de Lisboa,tais como Almada e Trafaria, entre outras.


 Desde então,foi proposta à direcção a  formação da Secção de Andebol,que a mesma aceitou de bom grado. De seguida, pediu-se a colaboração de um antigo jogador do Oriental chamado Gasparinho que veio a Almada dar alguns ensinamentos da modalidade.Abertas as inscrições, apareceram alguns rapazes que,em conjunto com homens do futebol e do atletismo, formaram a equipa.O responsável da Secção seria o dirigente Jacinto Louro e o treinador Sérgio Malpique.

Ao centro Sérgio Malpique, o pai do andebol no concelho de Almada, ele que no jogo inaugural diante do SL Benfica,no qual os almadenses perderam por 10-01,com o golo dos almadenses, a ser marcado por Sérgio Malpique. De registar que Sérgio Malpique, deixou raízes no andebol almadense,pois seus filhos Luís e Vasco,seguiram as peugadas do pai, no andebol de onze e no andebol de 7, ao serviço  do Almada Atlético Clube

  Foi feita a filiação na A.H.Lisboa, assim como a inscrição dos jogadores e, em seguida, foi feita a inscrição do Almada no Campeonato Regional de Lisboa em andebol de"onze".Realizado o sorteio, este ditou que a estreia seria com a forte equipa do Benfica, no dia 17 de Dezembro de 1944, data que ficará para a história do desporto almadense. E assim, nessa manhã fria de Dezembro,ali estava um grupo  de rapazes, alegres e felizes no cais de Cacilhas,prontos a embarcar para Lisboa,para uma nova aventura.O resultado do jogo foi a vitória do Benfica por 10 a 1,tendo sido o golo do Almada marcado por Sérgio Malpique

Os resultados menos positivos que se seguiram não desmotivaram o grupo nem afectaram a sua determinação. Pelo contrário, foi um incentivo para a continuação do desenvolvimento e divulgação da modalidade, pois não tardou o aparecimento de outra coletividade,o União Piedense Futebol Club,na época de 1945/1946 e,mais tarde,o Liberdade Futebol Clube na época de 1953/1954.

  Na época de 1946/47,os seniores do Almada Atlético Clube venceram o Campeonato Regional de Lisboa da 1ª Divisão, que foi o 1º titulo oficial do Concelho de Almada em andebol de "onze".

 Entretanto,por volta de 1953,começou a ser praticado no nosso concelho o andebol de "sete", através da equipa de juniores do Almada Atlético Clube: A semente estava lançada, pois rapidamente foi atraindo simpatizantes com a sua implantação nas escolas e a criação de torneios populares pelos clubes. Mais tarde,  na época de 1956/57, apareceram o Clube Desportivo da Cova da Piedade e o Ginásio Clube do Sul. Demoraria 11 anos até que aparecesse novo clube na época de 1967/68,o Clube Náutico Oficiais da Armada( C.N.O.A.).

A expansão do andebol de "sete",entre outros factores, fez com que o andebol de "onze",tenha tido a sua última competição na época de 1968/69, tendo o Almada AC, sido o último campeão regional de Lisboa da 1 ª Divisão. Na época de 1972/1973,uma última tentativa de revitalizar a modalidade foi feita,tendo sido o nosso concelho representado pelos juniores do Almada AC, mas era o fim do andebol de "onze", na Associação de Andebol de Lisboa, no Concelho de Almada e no Sul do País.


 O primeiro titulo em andebol de "sete", só apareceu na época de 1955/56, com o Almada AC a vencer o Campeonato Regional de Lisboa da 1 ª Divisão.No inicio da década de 70, deu-se a grande explosão do andebol de "sete", com a criação de novos escalões etários, em virtude de terem aparecido,entre 1971e 1980, escolas e novos clubes a praticarem a modalidade(Anselmo de Andrade e Emídio Navarro, "Os Falcões","Académico" da Trafaria, Clube Futebol Trafaria, Costa de Caparica,Arsenal do Alfeite,Clube Lisnave,União Pragalense,Casa do Benfica da Trafaria,C.E.F.A. e I Sobredense).Em 1985, surgiu o São Paulo do Almada,mas infelizmente, como outros clubes,teve uma existência muito curta.

  Tinha acabado o andebol de "onze",mas em contrapartida, começava a nascer em Portugal, no final da década de 60,o andebol feminino, no qual o nosso concelho foi pioneiro através do Almada Atlético Clube, na categoria de senhoras, participando em torneios organizados por clubes. Na época de 1971/72, a Associação de Andebol de Lisboa organizou oficialmente a primeira prova eventual na categoria de senhoras, na qual o Almada A.C.,participou.Na época 1973/74, apareceram o Cova da Piedade e o Ginásio Clube do Sul.Foram os piedenses que na época de 1976/77  venceram o Campeonato Regional de Lisboa da 2 ª Divisão, que foi o 1º titulo oficial do Concelho de Almada em andebol feminino.(...)continuação na próxima publicação!...

 

Na próxima publicação o O REINADO DE OURO do andebol feminino.

Fonte. in-Livro:  História do Andebol no Concelho de Almada 1944- 2004. Autor: Humberto Borges

 

1 comentário:

  1. Excelente trabalho do meu saudoso amigo Humberto Borges.Que descanse em Paz

    ResponderEliminar