Publicação em destaque

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

ASSIM NASCEU O ANDEBOL NO CONCELHO DE ALMADA - REINADO DE "OURO" DO ANDEBOL FEMININO

A Cidade de Almada foi palco do Europeu de Andebol de Seniores Masculinos


O Europeu de Andebol a nível de seleções, foi um dos eventos  desportivos de maior impacto nos anos 90 ,realizado no Complexo Municipal dos Desportos"Cidade de Almada",no Feijó. Na imagem da esquerda para a direita,o  prof Rui Coelho da FPA, Luís Santos, presidente da Federação Portuguesa de Andebol, Maria Emília de Sousa,presidente da Câmara Municipal de Almada e o vereador do pelouro do desporto, António Matos.

...( continuação).Tinha acabado o andebol de "onze ",mas em contrapartida começava a nascer em Portugal,no final da década de 60,o andebol feminino, no qual o nosso concelho foi pioneiro através do Almada Atlético Clube na categoria de senhoras,participando em torneios organizados por clubes.Na época de 1971/1972, a Associação de Andebol de Lisboa,organizou oficialmente a primeira prova eventual na categoria de senhoras, na qual o Almada A.C. participou. Na época de 1973/74, apareceram o Clube Desportivo da Cova da Piedade e o Ginásio Clube do Sul. Foram os piedenses que na época de 1976/77 venceram o campeonato regional de Lisboa da 2 ª divisão, que foi o 1º titulo oficial do concelho em andebol feminino.


O reinado de "ouro" do andebol feminino começou quando o Almada Atlético Clube, venceu a Taça de Portugal,o que lhe deu o direito de participar na Taça dos Vencedores das Taças,a 2 de Dezembro de 1979, no Pavilhão da Escola D. António da Costa.Esta data ficou registada como um marco histórico no desporto almadense. Na época de 1981/82, o Almada A. C. venceu pela primeira vez o o Campeonato Nacional da 1 ª Divisão e disputou, no ano seguinte,na Taça dos Campeões Europeus.

Almada Atlético Clube, Campeão Nacional da 1ª Divisão Femininos época 1981/82. Treinador :Fernando Jorge


  Deu continuidade a estes feitos o Ginásio Clube do Sul,ao vencer os Campeonatos Nacionais da 1 ª Divisão, nas épocas de 1984/85 e 1987/88, representando o nosso país por duas vezes nas competições europeias.Desta forma, pode-se dizer que os dois clubes marcaram uma década histórica no andebol feminino português, dignificando o desporto do nosso Concelho.

  Apesar destes feitos,o andebol feminino, teve o primeiro revês, com a desistência do Almada A.C.,no final da época 1984/85, de seguido com a desistência do Ginásio Clube do Sul, na época de 1994/95.Foi o fim do andebol feminino depois de ter sido o orgulho do desporto almadense.

  Entretanto,o andebol de "sete" continuou a acumular êxitos e, apesar da desistência de vários clubes, apareceram outros como, por exemplo, em 1996,a Escola António Gedeão, em 1998, o A.R.C.A.S., e, por fim em 2002, o Quinta Nova, que passou a ser o clube mais jovem do concelho.

Ginásio Clube do Sul, Campeão Nacional da 1 ª Divisão,épocas 1984/85 e 1987/88. Treinador: Fernando Jorge

 Na época de 2002/03,nasceu a Liga Portuguesa de Andebol, tendo sido o Ginásio C. Sul, fundador e único clube representante do nosso concelho 


 O Concelho de Almada orgulha-se de ter contribuído de forma decisiva para a valorização e expansão do andebol masculino e feminino através dos 22 clubes,que contribuíram com 139 títulos, em provas nacionais nos diversos escalões etários(campeonatos e torneios e nacionais),assim como com os 45 atletas internacionais(37 masculinos e 8 femininos), que representaram centenas de vezes o nosso país.


 Tecnicamente, tivemos e temos um naipe de treinadores dos melhores a nível nacional,entre os quais,sem desprimor para todos os outros, se destacou Adelino Moura, que,ao serviço da selecção nacional de seniores,venceu o Campeonato do Mundo"Grupo C" em 1976 e foi  distinguido com a medalha dos "Bons Serviços Prestados" a Almada e ao País.


 Destaque-se ainda  um punhado de homens e mulheres que ocuparam lugares associativos e federativos, assim como em grandes organizações nacionais e internacionais. A nível de clubes, eles foram o baluarte da modalidade,lutando com grandes sacrifícios de ordem pessoal e familiar, dando desta forma o seu melhor pelos êxitos na modalidade.

  A nível organizativo,o Concelho de Almada foi palco de vários torneios nacionais, que trouxeram até nós equipas do norte ao sul do País, com destaque, entre outros, para o Ginandebol -Torneio nacional de jovens andebolistas, organizado pelo Ginásio Clube do Sul e realizado entre 1990 e 1994.

 Internacionalmente,entre outros, saliente-se o Torneio Internacional de juniores "Cidade de Almada", organizado pelo Almada Atlético Clube, que teve o seu inicio em 1981 e nele participaram, além dos melhores clubes portugueses, várias dezenas de  equipas de alto gabarito, representativas de 18 países, que deram o seu contributo para que o mesmo fosse reconhecido por toda a Europa, contribuindo para a divulgação do nosso Concelho. Como forma de reconhecimento pelo percurso do andebol almadense, a Federação Portuguesa de Andebol entendeu que a cidade de Almada deveria organizar em conjunto com a cidade do Porto,o 1º Campeonato da Europa de andebol - Grupo"A",[1994] em masculinos, tendo este contado com o apoio da Câmara Municipal de Almada. Assim tivemos entre nós algumas das melhores selecções de andebol do Mundo, que, em conjunto com o público almadense contribuíram para o seu assinalável êxito


* A história do nosso Andebol não termina aqui, pois o seu futuro está alicerçado e, como tal outras páginas de glória poderão ser escritas. Estamos certos que essa será a vontade de todos os Almadenses

História do Andebol no Concelho de Almada[ 1944- 2004]  Autor:Humberto Borges


Sem comentários:

Enviar um comentário