77 anos ao serviço do Desporto Almadense-Parabéns Almada Atlético Clube
O Almada Atlético Clube completa hoje dia 20 de julho, o 77 º Aniversário, em resultado da fusão do União Sport Clube Almadense, fundado a 3 de agosto de 1920 e do Pedreirense Futebol Clube, fundado a 27 de abril de 1923.
As duas antigas coletividades, rivais na altura, abalançaram-se para esse projeto único, no intuito de criação de um clube que congrega-se todos os almadenses da então Vila de Almada, no sentido de dar uma maior visibilidade, tanto no desporto como na cultura e em que se destacou o comandante José Braz, no sentido de congregar os dois clubes, num só, e assim nasceu o Almada Atlético Clube.
Mas hoje neste dia de aniversário, não iremos narrar o percurso desta grande coletividade do concelho de Almada, mas alertar que o Almada Atlético Clube, vive o presente com alguma incerteza, em relação a alguns projetos que os seus dirigentes, desejavam implantar no clube, no intuito de garantir uma estabilidade financeira e consequentemente desportiva e assim encarar o futuro com mais otimismo
|
Projeto "Supera" a ser implantado no Complexo Desportivo do Almada Atlético Clube |
Esse projeto passa pela "SUPERA" empresa espanhola, que pretende ou pretendia, erguer nos terrenos do campo nº 2, um edifício com três andares de equipamentos desportivos, com várias valências para a prática desportiva, investimento esse a rondar os 8 milhões de euros, mas ainda persiste algumas situações que carecem de maiores esclarecimentos, apesar da autarquia em reunião de camara, datada de 3 de agosto de 2020, ter decidido por ajuste direto, fixado o valor do respetivo terreno, em 306 mil euros, terreno esse que o clube já detinha direitos, até 2063.
Inicialmente o clube iria receber em algumas tranches no valor total de milhão de euros, verba essa destinada à colocação de Piso Sintético no Campo de Jogos do Pragal, para além de outras obras, como, nova iluminação para o campo de jogos e para melhoramentos no Pavilhão Adelino Moura.
Sendo assim o clube já não irá receber o milhão de euros, pois a tal verba de compra do terrenos, será descontada, desse milhão. Uma situação que o clube não contava. O certo é que desde agosto de 2020, até ao presente momento, desconhecemos o desenrolar dessa situação.
Sobre a implementação do empreendimento da SUPERA no Almada Atlético Clube, deixamos aqui o respetivo LINK: da entrevista ao presidente do Almada,João Vieira
Na última década o Almada Atlético Clube, passou por alguma descaracterização a nível de futebol de formação, devido ao então acordo com a "Geração Benfica", a qual passou a gerir o futebol de formação, deu alguns frutos, mas depois, com a criação de um clube, Clube Desportivo Almada, dentro, das próprias instalações do, Almada Atlético Clube, adivinhava-se a rotura total, com a "Geração Benfica", o que veio a acontecer.
Resultante dessa situação, o Almada Atlético Clube, ficou descapitalizado no futebol de formação, já que os atletas, acompanharam, o seu novo clube, com os dirigentes almadenses a terem muitas dificuldades em recuperar o futebol de formação e assim participar em provas da Associação de Futebol de Setúbal, mas já têm o feito, nas categorias de juniores, juvenis e uma ou outra equipa de escalões mais baixos, ou seja aos poucos o clube vai emergindo nesses escalões e estamos certos que irá recuperar, um pouco do seu historial no futebol jovem.
Outro dado importante é o facto de alguns clubes do concelho, terem criados eles próprios Escolas de Formação e assim, estarem numa posição privilegiada em relação ao Almada AC, já que souberam apetrechar-se dos mecanismos necessários para fortalecerem essas escolas de formação, com os certificados emitidos pela Federação Portuguesa de Futebol.
Na vertente Futebol Feminino, o Almada Atlético Clube acolheu essa modalidade com muito carinho e já vai para a 3 ª época, a participar no Campeonato Nacional da 3 ª Divisão, tendo também participado em eliminatórias da Taça de Portugal, projeto esse que vai ser alargado na próxima época, com uma equipa feminina
Se no futebol, o clube está a tentar reerguer- se, já no andebol a estabilidade tem sido muito importante para a manutenção da modalidade, com todos os escalões, com a equipa de seniores, vencedora da zona sul da 2ª Divisão, a disputar na época de 2019/2020 a fase de apuramento para acesso á 1ª Divisão, o que não veio a concretizar, já que os seus diretos adversários, dispunham de apoios financeiros que o Almada AC não tinha, mas apesar disse, a formação do Almada, dignificou o clube e o concelho, numa modalidade muito querida das gentes de Almada e que este ano de 2021,comemora também 77 anos da prática desportiva no clube. Nesta época 2020/2021 a carreira da equipa de seniores na 2 ª Divisão Nacional também foi positiva, apesar de falhar o acesso à fase final
Nos escalões de formação o andebol do Almada Atlético Clube recomenda-se e com resultados positivos, o que nos permite com segurança que é uma modalidade que continua a honrar os seus pioneiros, Sérgio Malpique, Orlando Laranjeira, Adelino Moura e tantos outros.
TORNEIO INTERNACIONAL DE ANDEBOL
|
Recordar aqui para memória futuro, aquando das "Bodas de Prata" do Torneio Internacional de Andebol |
Um revés nestas duas últimas época, 2020 e 2021,tendo em conta que a 39 ª Edição do Torneio, realizou-se em 2019, já com a autarquia, a restringir financeiramente os apoios, mas isso não impediu a realização do mesmo, já em 2020 e 2021, teve a haver com o Covd -19.
Por falar em Torneio Internacional de Andebol, para os mais incautos ,dizer que a sua primeira edição decorrei no ano de 1981, no mítico Pavilhão da Escola D. António da Costa, uns anos mais tarde "Pavilhão Prof. José Telmo Godinho" na altura único, no concelho de Almada