A Associação das Coletividades do Concelho de Almada, repudia veemente, algumas intervenções por parte de membros do Executivo almadense, na última reunião, realizada a 21 de junho, em que foram foram feitas alegações de que Associações e Clubes receberam dinheiro e não executaram obras ou adquiriram bens para os quais foram financiados.
No referido comunicado, a ACCA, vai mais longe refere que - "É, pois, no mínimo estranho as acusações e a forma reiterada como se enxovalha o bom nome de instituições e dos seus dirigentes que recebem apoio financeiro para efetuar um serviço que é da responsabilidade da edilidade".
Eis o Comunicado d a da ACCAlmada
Tem-se assistido nos últimos tempos, a um ataque cerrado ao bom nome do Movimento Associativo do Concelho, com uma incidência mais acentuada desde que se iniciou a campanha eleitoral.
Esse ataque passou de pequenos incidentes para um desbocado e ignóbil mal dizer que decorreu na última reunião de Camara de 21 de junho onde por parte de membros deste executivo foram proferidas algumas palavras que a ACCA repudia veemente.
Foram feitas alegações de que associações ou clubes receberam dinheiro e não executaram obras ou adquiriram bens para os quais foram financiados.
Não conhecemos casos de utilização de qualquer financiamento para beneficio próprio ou utilização danosa, por isso afirmamos alto e bom som que a existirem só podem ser uma exceção à regra.
Durante anos o movimento associativo foi a apresentação de recibos, relatório de atividades e inspeções de forma a justificar cada escudo e posteriormente cada euro de apoio público que receberam.
Relembramos que as associações e clubes deste concelho fazem um trabalho que se encontra definido na Constituição Portuguesa como da inteira responsabilidade do Estado e deste modo por inerência do Município, mas nunca assumido por este.
É, pois, no mínimo estranho as acusações e a forma reiterada como se enxovalha o bom nome de instituições e dos seus dirigentes que recebem apoio financeiro para efetuar um serviço que é da responsabilidade da edilidade e que certamente foi empregue a ajudar as pessoas nas mais variadas atividades e trabalho social disponibilizado pelo movimento associativo do concelho.
Relembramos que todos os dirigentes associativos são gestores não renumerados e que colocam cada minuto do seu tempo livre em prol da população do concelho que servem.
Por outro lado, estranhamos que após esta retórica se entreguem, por exemplo, eventos por ajuste direto a entidades privadas de fora do concelho, com orçamentos bastante superior ao que até então era entregue a entidades do movimento associativo do concelho para organizar o mesmo evento, isto sim parece-nos ser dinheiro público mal gerido e muito questionável face ao constante apregoar de um executivo fortemente empenhado em dinamizar o associativismo.
Terminamos solicitando que o movimento associativo do concelho não seja utilizado para o jogo politico nas eleições autárquicas que se aproximam, pois, dentro do movimento associativo não existem partidos, existem apenas causas e projetos para melhorar a vida das populações que servem.
Almada,2 de julho de 2021
A direção da ACCA
Sem comentários:
Enviar um comentário