Publicação em destaque

domingo, 22 de janeiro de 2023

EFEMÉRIDE >> ALMADA ATLÉTICO CLUBE INAUGUROU A 22 DE JANEIRO DE 1994 O ARRELVAMENTO DO CAMPO DE JOGOS DO PRAGAL

  

Fase do jogo entre o Almada e uma seleção de Almada, composta por jogadores dos clubes do concelho de Almada.

A história faz-se de atos e compromissos,faz hoje 29 anos,dia 22 de Janeiro  que o Almada Atlético Clube, deu um passo importante nas suas infrastruturas desportivas, ao inaugurar a 22 de janeiro de 1994, o arrelvamento natural do seu Complexo Desportivo,do Pragal, bem como uma nova bancada de topo, para 1200 espectadores, como o acrescento das bancadas laterais e um campo de jogos de terra batida, melhoramentos incluídos na 1ª fase dos trabalhos.

Obra só possível com o apoio da Câmara Municipal de Almada e de duas dúzias de associados e colaboradores, incansáveis e de espirito abnegado(alguns já não estão entre nós), tornaram possível esta realidade.

  

Algumas intervenções, que aqui deixamos alguns tópicos

O que foi escrito na altura:

O Almada Atlético Clube, procedeu à inauguração de uma série de melhoramentos no Campo do Pragal. Com pompa e circunstância, mas sem esquecer algum desalento. É que os apoios do Governo foram nulos, apesar dos insistentes pedidos.

Adelino Moura, presidente da Assembleia Geral do Almada, referiu estranhar o silêncio dos organismos oficiais a que a coletividade recorreu para fazer face aos custos dos melhoramentos inaugurados:  arrelvamento do campo principal, a implementação de um campo de apoio(em terra batida), a construção de uma bancada de topo e beneficiação no bar e sanitários. Foram necessários 80 mil contos( e muito esforços dos associados) para a conclusão desta 1ª fase e apenas a câmara Municipal de Almada comparticipou com 80%, quantificados em verbas, materiais e máquinas, para além da cedência de um lote de terrenos.

" Não tivemos nenhum apoio para estes melhoramentos por parte do Governo, apesar de termos enviado os projectos para as entidades competentes, mas nunca fomos contactados", afirmou o dirigente da coletividade de Almadense, que sustentou que o Estado " devia apoiar,já que estamos a desenvolver um trabalho para a cidade de Almada e para a sua população".



A presidente da Câmara Municipal de Almada,Maria Emilia Neto, defendeu idêntica opinião. A edil aludiu à congregação de esforços para a concretização destes empreendimentos e referiu a importância do Governador Civil de Setúbal como interlocutor com a Administração Central, para sensibilizar das necessidades e desejos da população do distrito.

E o apelo foi correspondido positivamente, já que o governador civil de Setúbal, Almeida Lima, na sua alocução, comunicou a disponibilidade de atribuir cinco mil contos para as obras de um Pavilhão Gimondesportivo e de um campo de ténis, infra- estruturas a construír  nos terrenos contíguos à bancada lateral, de topo, que integram a segunda fase de obras, orçadas em 50 mil contos.

 

 Uma comparticipação "simbólica em relação à magnitude da obra", como frisou Almeida Lima, que reconhece "as dificuldades do Almada, um clube com grandes tradições no desporto e com problemas naturais da região onde está sediado, nos subúrbios de Lisboa"

 

Maria Emilia Neto considerou que os melhoramentos concretizados no vetusto Campo do Pragal (inaugurado há meio século) constituem "um êxito no campeonato do desenvolvimento desportivo" , salientando: "Temos razão para estarmos felizes, porque estamos mais ricos e conseguimos mostrar que o poder local consegue fazer coisas com a  ajuda correspondido positivamente"

 

Também Amândio de Carvalho, presidente  da Associação de Futebol de Setúbal, que esteve presente em representação da FPF, se regozijou pelos melhoramentos no Campo do Pragal. Para o dirigente associativo, o remodelado complexo desportivo do Almada constitui "um precioso contributo para a quantidade e qualidade de espaços desportivos no distrito.

 


O programa da inauguração das beneficiações constou da actuação da banda de música da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, de uma largada de pombos e de um encontro entre a equipa principal do Almada, concorrente no Distrital da 1ª Divisão da AF Setúbal, e uma seleção de jogadores composta por clubes do concelho de Almada, com o pontapé de saída ser protagonizada pela presidente da Câmara Municipal de Almada

 De referir que o arrelvamento do Campo de Jogos do Pragal, foi o primeiro a ser implantado no concelho de Almada a nível de clubes

 

Ficando para breve a 2ª Fase com a construção de um pequeno Pavilhão no espaço livre a seguir à nova bancada, bem como um Campo de Ténis, obras que ficaram concluídas em 2000, com a inauguração do Pavilhão Adelino Moura.

Sem comentários:

Enviar um comentário