Publicação em destaque

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

ACCÃO JUDICIAL - TRAVA CONCERTOS DE MÚSICA AO VIVO NA INCRÍVEL ALMADENSE


Foto:@ Fernando Viana

ACÇÃO JUDICIAL

SUSPENSÃO DE CONCERTOS DE MÚSICA AO VIVO
Foi intentada, junto do Tribunal Judicial de Almada, uma acção de particulares sobre incómodo sonoro imputada à actividade desenvolvida no espaço Cine Incrível, tendo aquele Tribunal julgado parcialmente procedente a referida acção.
A acção decorreu contra a Alma Danada (gestora cultural do espaço) e a Incrível Almadense (proprietária), por alegado incómodo de ruído sonoro nas suas residências, e em consequência decidiu o Tribunal Judicial suspender, até à realização de obras que assegurem não violarem com incómodo sonoro direitos de residentes, os espectáculos ao vivo que decorriam no Cine Incrível há mais de uma década.
A Incrível Almadense, na qualidade de proprietária do Cine Incrível mantém toda a disponibilidade para, em conjunto com a Alma Danada, e no respeito integral da sentença judicial manter em funcionamento este espaço cultural da cidade, que se tornou referência a nível local mas também nacional, adaptando a actividade do mesmo até que as obras de insonorização sejam realizadas e permitam a retoma de espectáculos de música ao vivo.

A Incrível Almadense procurará junto das entidades locais e nacionais, em especial do poder local e Ministério da Cultura, avaliar caminhos, estimar as obras necessárias e identificar formas de investimento que assegurem, a médio prazo, as obras solicitadas, num edifício referência, de 1921, de interesse municipal, com características construtivas específicas, para reforço da insonorização do espaço, cuja relevância cultural desde sempre está profundamente demonstrada na actividade ao serviço de Almada, da região e do País.

A actividade cultural da Incrível Almadense em geral, e através de parcerias com outras associações, como é o caso da Alma Danada, sempre teve como destinatários os seus associados e a população local e da região, e desta forma pretendemos que todos os espaços desta associação sejam uma referência positiva para todos e permaneça uma mais-valia para os que vivem ou visitam Almada Velha.
Em uníssono, Incrível e Alma Danada, irão procurar soluções, movidos pelo amor à cultura e pela vontade de trabalhar com e para a nossa comunidade, apelando, também, à solidariedade e apoio de todos os que amam a cultura.
Viva a Incrível Almadense, Viva a Alma Danada, Viva Almada
Todas as reações
1

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

ANDEBOL - Faleceu o ex- Dirigente do Andebol do Almada A.C. Domingos Gonçalves

Descansa em Paz.

Faleceu na terça feira, Domingos Fernando Morais Gonçalves, ex- dirigente do Almada Atlético Clube e responsável pelo  Andebol do Almada Atlético Clube, durante quase três décadas.

Período em que o andebol  almadense em muito honraram o clube e a cidade de Almada, um homem que a par com Humberto Borges(já falecido) muito contribuíram para a modalidade do andebol no Almada A.C.

Domingos Gonçalves, nasceu no Barreiro em 1938.Praticou andebol de onze quando era jovem. Em 1963 emigrou para França.

Voltou a Portugal depois do 25 de Abril e aderiu ao projeto de Andebol do Almada Atlético Clube, como seccionista e dirigente,em permanência, ao longo de duas décadas consecutivos que este cidadão, foi dinamizador e o sustentáculo do Andebol, lutando com todas as forças e energia para não deixar morrer uma modalidade com tão grande tradição em Almada.

Responsável pela organização financeira dos torneios internacionais de Almada.

Em 1995, foi galardoado com a Medalha  de Prata de Mérito e Dedicação , pela Câmara Municipal de Almada, medalha essa que na altura escusou-se a receber.

O corpo será velado, hoje a partir das 18h00 de quarta feira, dia 24 de janeiro, na Igreja de Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens, Pragal, Almada.

O funeral realiza-se amanhã, quinta feira, pelas 14h00, no crematório do cemitério de Vale Flores.

Pela mão de Domingo Gonçalves, na década de 70, me levou para o andebol do Almada Atlético Clube, com ele partilhei momentos maravilhosos que nos foi proporcionado pelo o andebol do Almada..


Em meu nome e de minha família os meus sentidos pêsames para a família, nesta hora de dor por que estão a passar.

Que Descanca em Paz Amigo.





sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

ANDEBOL - NACIONAL DE SUB -18 1ª FASE - ZONA 4 /ALMADA A. C. DERROTOU O VITÓRIA FC, POR 37 - 17 E OCUPA O 5º LUGAR



A equipa de Sub - 18 do Almada Atlético Clube.Foto arquivo:Jf Candeias

Realizou-se no passado fim de semana a 12 ª jornada do Campeonato Nacional de Sub - 18 Masculino, com o Almada Atlético Clube a receber no Pavilhão Adelino Moura, no Pragal a equipa do Vitória Futebol Clube e a vencer por 37 - 17 e assim a equipa a subir para a quinta posição  na tabela classificativa.

Na formação almadense, orientada por Paulo Monteiro, destaque para Rodrigo Moura, com 8 golos, Vasco Neves(6) golos, Tomás Azevedo e Tomás Correia, ambos com 4 golos, seguiram-se  Kirilvilovsks e Miguel Gonçalves, ambos com três golos.
Na formação setubalense, o destaque vai para Gustavo, com 6 golos,  Daniel Tavares e Pedro Pinto, ambos com 3 golos.

Nesta jornada a sublinhar ainda o expressivo resultado alcançado pelo Sport Lisboa Benfica, sobre o CSS Pinhal Frades e o triunfo do líder Lagoa Ac sobre  Clube Futebol Os Belenenses "B" e assim a reforçar a liderança, quando estamos a duas jornadas do termo desta fase.

Resultado da 12ª Jornada
G.M 1º Dezembro - Queijas 26 - 29 Ccr Alto Moinho
SL Benfica 41 - 26 Pinhal de Frades
Almada Ac 37 - 17 Vitória Fc
Lagoa Ac 37 - 32 CF Os Belenenses"A"

CLASSIFICAÇÃO

1.º Lagoa Ac, 36 pts
2.º SL Benfica, 31 pts
3.º Cf Os Belenenses,29 pts
4.º Css Pinhal Frades,24 pts
5.º Almada Ac, 21 pts
6.º Ccr Alto Moinho, 20 pts
7.º GM 1º Dezembro/Queijas, 18 pts
8.º Vitória Futebol Clube, 13 pts

sábado, 13 de janeiro de 2024

Câmara Municipal de Almada e o Almada Atlético Clube, assinaram Contrato - Progama de Desenvolvimento Desportivo



Ao centro  o presidente João Vieira, ladeado pela Presidente da autarquia,Ines Medeiros e o do vereador Filipe Pacheco, e alguns atletas, aquando da assinatura do contrato programa,que decorreu no Campo de Jogos do Pragal.

 A CMA e o Almada Atlético Clube assinaram ontem dia 12 o Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo, no valor de 30 mil euros, para beneficiação do relvado do Campo do Pragal n.º 1.


O campo, de Futebol 11, será adaptado às exigências da prática desportiva, com um conjunto de intervenções necessárias, como o nivelamento do campo, correção do sistema de rega e substituição das áreas degradadas.

Note-se que o Almada Atlético Clube conta com mais de 170 praticantes na modalidade de futebol.

📷 Florbela Salgueiro | CMA

#Almada #cmalmada #territoriodemuitos #desporto 
#apoiofinanceiro #contratoprograma #almadaatleticoclube #futebol #reabilit

De referir que os trabalhos já estão a decorrer.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

✅ Aprovação do Relvado do Estádio Municipal José Martins Vieira - Conclusão Intervenção Planeada

 


O Clube Desportivo da Cova da Piedade, em comunicado publicado ao final da tarde,  de hoje dia 12 de janeiro, da conta que o relvado do Estádio Municipal "José Martins Vieira"está aprovado, para a época 2023/2024


Comunicado:
Informamos, também, que a manutenção diária do relvado terá a sua continuidade, assegurada pela empresa Lusifor, bem como a gestão eficaz do relvado, de forma a assegurar que os objetivos agora atingidos na qualidade da relva se mantêm.
Queremos sublinhar o nosso agradecimento à CM Almada, na pessoa da sua Exma. Presidente Inês de Medeiros, bem como ao Exmo. Senhor Vereador Filipe Pacheco, fundamentais no trabalho de equipa estabelecido para que fosse possível atingir os objetivos estabelecidos.

Queremos ainda agradecer o empenho e profissionalismo da Lusifor através dos seus profissionais. Agradecer ao Departamento de competições da FPF e da AFS que nos ajudaram nas necessárias alterações de recintos, bem como aos Clubes que nos receberam em sua casa.

Por fim agradecer a compreensão dos nossos sócios, adeptos, jogadores, treinadores e suas famílias que, ao longo destas semanas, lidaram com os constrangimentos resultantes da interdição do relvado.
Continuaremos a trabalhar de forma empenhada para assegurar as melhores condições a quem visita o CD Cova da Piedade e o Estádio Municipal José Martins

Camara a Municipal de Almada, assinou contrato programa com o Clube Desportivo Cova da Piedade

 


A presidente da CMAlmda,Inês Medeiros ladeada pelo vereador Filipe Pacheco, e Paulo Veiga, presidente do Clube Desportivo Cova da Piedade, e ainda do dirigente Jorge Ramos. Foto: Cd Cova da Piedade.

O Clube Desportivo da Cova da Piedade e a Câmara Municipal de Almada assinaram no dia 21 de Dezembro, um contrato-programa de desenvolvimento desportivo, em cerimónia essa que decorreu no Salão Nobre do Estádio Municipal "José Martins Vieira" e que contou com  presença entre outros,da  presidente da Camara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, do Vereador do Pelouro do Desporto, Filipe Pacheco, entre outros elementos da comitiva de representação da Câmara Municipal de Almada.


Por parte do Clube Desportivo da Cova da Piedade, marcou presença Paulo Veiga, presidente da direção do clube e os dirigentes, Jorge Ramos, Vice Presidente Administrativo,o Vice- presidente Tesoureiro,Jorge Ramos e o Vice - Presidente Administrativo, Luís Pinto Ribeiro, entre outros elementos da direção e Maria João em representação do Conselho Fiscal.


Do Contrato Programa a autarquia, contribuiu com o apoio de 100.000 euros para a realização das obras ,substituição do relvado com uma área total de 1250metros, contemplam a substituição da caldeira, motores de circulação e devidos ajustes no sistema, a beneficiação das zonas de duche e a iluminação do estádio, com colocação de novo sistema LED como recomenda a legislação em vigor.


Por sua vez a direção do Clube Desportivo da Cova da Piedade, deixou uma nota de agradecimento na sua página do Facebook  em que destacamos :

Nota:

"Os Corpos Sociais do Clube Desportivo da Cova da Piedade agradecem a confiança e a disponibilidade, resultado de um diálogo fácil, de comunhão permanente por parte de todo o executivo e técnicos da CMA. Produto da dimensão, do trabalho dinâmico e empreendedor num universo de mais de 450 atletas, desenvolvido através do apoio educacional, formativo e social que o nosso Desportivo pratica.

Um grato e sentido agradecimento muito especial à nossa Presidente Inês de Medeiros e ao Vereador do Desporto, Filipe Pacheco sempre atentos e disponíveis, para responder às questões e desafios colocados, pela nossa e outras instituições, para que o desenvolvimento do desporto e da cidadania no concelho de Almada seja uma certeza nos dias de hoje e no futuro".


quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

CAMPO DE JOGOS DO PRAGAL VAI SER REABILITADO, PELA CÂMARA MUNICIPAL DE ALMADA

 

O Almada Atlético Clube viu recentemente a Associação de Futebol de Setúbal. interditar o Campo de Jogos do Pragal, devido às péssimas condições do relvado, o que levou a direção do clube a interceder junto da Câmara Municipal de Almada, no sentido de apoiar o clube, na resulção da situação, com a autarquia a assinar um Contrato - Progama de Desenvolvimento Desportivo, com o clube.


Nota informativa da Camara Municipal de Almada

O relvado do campo n.º 1, de Futebol 11, do Complexo Desportivo do Pragal onde treina e joga o Almada Atlético Clube [oficial] vai ser reabilitado.

A CMA aprovou ontem o Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo, que prevê uma comparticipação financeira no valor de 30 mil euros para a realização das intervenções necessárias: nivelamento do campo, correção do sistema de rega e substituição das áreas degradadas.
📷 Luís Filipe Catarino | CMA

CAMPOS DE FUTEBOL NO CONCELHO DE ALMADA - DA REALIDADE QUE TEMOS AO FUTURO QUE DESEJAMOS

 

 


Campos de futebol. Da realidade que temos ao futuro que desejamos.


Em cada tempo, em cada geração, em cada mandato, é necessário fazer o que faz falta, a curto prazo. E, ao mesmo tempo, é preciso planear o futuro, acautelando medidas de planeamento que permitam aos clubes de futebol, avançar para novos patamares de qualificação dos seus parques de jogos.


Assim, nos últimos anos, e num tempo curto, avançámos, em Almada, para o financiamento municipal do arrelvamento de todos os campos. Os últimos a serem arrelvados custaram 440 000 euros cada um. A Câmara atribuiu 75 %, isto é 330 000 euros e cada clube suportou 25 %, isto é, 110 000 euros.

Ao mesmo tempo, construiu-se um pequeno Estádio Municipal.

E agora?

Hoje, o que faz falta construir, a curto prazo?

O nosso plano, muito concreto, é:

Construir 2 campos de futebol, para treinos, junto ao Estádio Municipal, na Cova da Piedade, em terreno municipal, a traz dos prédios de habitação, que “correm” em frente às bombas da Repsol.


  • Construir 2 campos para futebol, rugby e beisebol, na Quinta dos Porfírios, Sobreda, a qual foi adquirida pelo Município, para essa finalidade .

  • Lançar o projeto de um futuro parque de jogos, na Charneca da Caparica, com 2 campos – terreno ainda não disponível.

E, então, os outros?


Almada Atlético Clube.


O desígnio, a ser subscrito pelo clube, seria o da qualificação geral do seu parque de futebol, sendo que é o único clube do concelho que é proprietário dos terrenos onde está o seu campo principal, sendo ainda que o seu atual campo n° 2 é de propriedade municipal e está cedido ao clube por 75 anos.



Monte de Caparica Atlético Clube.


No futuro, e em função da vitalidade que o clube possa adquirir, garantir a qualificação do seu atual campo e lançar projeto de expansão do parque desportivo, com a construção do seu 2° campo, adjacente ao seu atual campo, em terreno, que é particular mas que, por opção nossa, foi reservado, nos estudos do PDM de Almada, para eventual crescimento do parque de jogos (com óbvio ressarcimento do proprietário, nos termos das leis em vigor)


Beira-Mar de Almada.


Sem possibilidades de crescimento no seu atual campo, poderá vir a ter o seu Estádio na urbanização de Almada Nascente, Cidade da Água (antiga Lisnave) podendo o atual campo ser rentabilizado para habitação e o resultado dessa rentabilização ser aplicado na construção do novo estádio, sendo este um cenário de engenharia financeira, ao lado de outras possíveis.

Esta programação será, naturalmente, a médio/longo prazo.



C.F. Trafaria


Importa garantir, no quadro do desenvolvimento da urbanização da Urprasol, proprietária do terreno do campo, espaço disponível para o futuro campo deste histórico clube. Até lá, e entretanto, garantir os direitos do clube ao uso do campo, onde está há décadas.

Pescadores da Costa da Caparica .


Havia o projeto de construção de um complexo desportivo, junto à estrada florestal “Costa-Fonte da Telha”, ligeiramente a sul do atual campo do clube, no âmbito do desenvolvimento do Polis. Com a paragem deste projecto, voltou-se à estaca zero.

Importa encontrar uma solução, a contento da vontade e necessidade deste prestigiado clube.



Artigo: de  António Matos, vereador da autarquia , na sua página Facebok.



quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

O ANDEBOL DO ALMADA ATLÉTICO CLUBE ESTÁ DE PARABÉNS PELA CERTIFICAÇÃO COMO ENTIDADE FORMADORA

 




O andebol do Almada AC está de parabéns.
Estamos entusiasmados por partilhar mais uma conquista do nosso andebol.
O Almada AC foi certificado como entidade formadora desportiva de andebol, pela Federação de Andebol de Portugal.

Ao longo dos anos, o Almada AC dedicou-se incansavelmente à formação de jovens talentos no mundo do andebol. A nossa história é marcada por inúmeras conquistas, mas o verdadeiro orgulho reside na formação de atletas que se destacaram e continuam a brilhar em diversos palcos andebolísticos.

A formação sempre foi e continua a ser a matriz do nosso andebol.
Esta certificação é mais do que um simples reconhecimento; é a validação do nosso compromisso com a excelência na formação desportiva. Estamos cientes da responsabilidade acrescida que esta distinção traz ao clube e estamos empenhados em elevar ainda mais a qualidade da formação que proporcionamos aos nossos atletas.

Para continuar a tradição de sucesso, reconhecemos a necessidade urgente de melhorar as condições de treino e de jogo. Vamos trabalhar arduamente para proporcionar aos nossos atletas um ambiente propício ao desenvolvimento das suas capacidades e à realização de novas metas.
Agradecemos a todos os que fazem parte desta jornada, desde os treinadores, aos atletas empenhados, aos pais que apoiam incondicionalmente, aos dirigentes, e a todos os que acreditam no potencial do Almada AC. Juntos, continuaremos a escrever uma história de sucesso.

O futuro é promissor, e estamos ansiosos por continuar a formar campeões, dentro e fora dos pavilhões, e a inspirar a próxima geração de atletas.