Publicação em destaque

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

CAMPOS DE FUTEBOL NO CONCELHO DE ALMADA - DA REALIDADE QUE TEMOS AO FUTURO QUE DESEJAMOS

 

 


Campos de futebol. Da realidade que temos ao futuro que desejamos.


Em cada tempo, em cada geração, em cada mandato, é necessário fazer o que faz falta, a curto prazo. E, ao mesmo tempo, é preciso planear o futuro, acautelando medidas de planeamento que permitam aos clubes de futebol, avançar para novos patamares de qualificação dos seus parques de jogos.


Assim, nos últimos anos, e num tempo curto, avançámos, em Almada, para o financiamento municipal do arrelvamento de todos os campos. Os últimos a serem arrelvados custaram 440 000 euros cada um. A Câmara atribuiu 75 %, isto é 330 000 euros e cada clube suportou 25 %, isto é, 110 000 euros.

Ao mesmo tempo, construiu-se um pequeno Estádio Municipal.

E agora?

Hoje, o que faz falta construir, a curto prazo?

O nosso plano, muito concreto, é:

Construir 2 campos de futebol, para treinos, junto ao Estádio Municipal, na Cova da Piedade, em terreno municipal, a traz dos prédios de habitação, que “correm” em frente às bombas da Repsol.


  • Construir 2 campos para futebol, rugby e beisebol, na Quinta dos Porfírios, Sobreda, a qual foi adquirida pelo Município, para essa finalidade .

  • Lançar o projeto de um futuro parque de jogos, na Charneca da Caparica, com 2 campos – terreno ainda não disponível.

E, então, os outros?


Almada Atlético Clube.


O desígnio, a ser subscrito pelo clube, seria o da qualificação geral do seu parque de futebol, sendo que é o único clube do concelho que é proprietário dos terrenos onde está o seu campo principal, sendo ainda que o seu atual campo n° 2 é de propriedade municipal e está cedido ao clube por 75 anos.



Monte de Caparica Atlético Clube.


No futuro, e em função da vitalidade que o clube possa adquirir, garantir a qualificação do seu atual campo e lançar projeto de expansão do parque desportivo, com a construção do seu 2° campo, adjacente ao seu atual campo, em terreno, que é particular mas que, por opção nossa, foi reservado, nos estudos do PDM de Almada, para eventual crescimento do parque de jogos (com óbvio ressarcimento do proprietário, nos termos das leis em vigor)


Beira-Mar de Almada.


Sem possibilidades de crescimento no seu atual campo, poderá vir a ter o seu Estádio na urbanização de Almada Nascente, Cidade da Água (antiga Lisnave) podendo o atual campo ser rentabilizado para habitação e o resultado dessa rentabilização ser aplicado na construção do novo estádio, sendo este um cenário de engenharia financeira, ao lado de outras possíveis.

Esta programação será, naturalmente, a médio/longo prazo.



C.F. Trafaria


Importa garantir, no quadro do desenvolvimento da urbanização da Urprasol, proprietária do terreno do campo, espaço disponível para o futuro campo deste histórico clube. Até lá, e entretanto, garantir os direitos do clube ao uso do campo, onde está há décadas.

Pescadores da Costa da Caparica .


Havia o projeto de construção de um complexo desportivo, junto à estrada florestal “Costa-Fonte da Telha”, ligeiramente a sul do atual campo do clube, no âmbito do desenvolvimento do Polis. Com a paragem deste projecto, voltou-se à estaca zero.

Importa encontrar uma solução, a contento da vontade e necessidade deste prestigiado clube.



Artigo: de  António Matos, vereador da autarquia , na sua página Facebok.



Sem comentários:

Enviar um comentário