Publicação em destaque

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Futsal - Seleção A Equipa das Quinas vence Cazaquistão e garante primeira final de um Campeonato do Mundo de Futsal.

 


A Seleção Nacional de futsal venceu a congénere do Cazaquistão, por 4-3, no desempate por grande penalidades, e pela primeira vez na sua história, vai disputar, frente à Argentina, a final do Campeonato do Mundo Lituânia 2021.

A vitória portuguesa foi garantida na última grande penalidade, por Tiago Brito. No final do prolongamento registava-se um empate a dois golos.

Nulo ao intervalo
Bebé foi o primeiro guarda-redes a intervir na partida à entrada do segundo minuto, mas instantes depois foi a vez de Ricardinho testar a atenção de Higuita. André Coelho, na cobrança de um livre, também testou a atenção do guardião eleito por cinco vezes o melhor guarda-redes do Mundo. Aos três minutos, Orazov meteu a bola na baliza lusa, mas no “clhallenge” pedido por Portugal a equipa de arbitragem viu que a bola tinha saído pela linha lateral. Taynan, aos 6’, rematou ao lado, e Zicky respondeu aos sete com novo remate à baliza de Higuita. Ais nove minutos, uma combinação entre Zicky e Pany levou muito perigo para a baliza cazaque, mas Higuita defendeu e voltou a evitar o golo de Afonso instantes depois. Miguel Ângelo aos 10 rematou para fora após ser desmarcado por Ricardinho. Os cazaques responderam com um remate perigo de Tokayev. Portugal assumia as despesas do ataque e aos 11 minutos surgiu de novo Higuita a defender os remates de André Coelho, Miguel Ângelo e no minuto seguinte os de Erick e Afonso. Taynan, aos 14’, voltou a rematar, mas Bebé opôs-se. Ao 16’ Bruno Coelho rematou ao lado e aos 17’ foi a vez de Pany. O Cazaquistão respondeu novamente por Taynan que, com uma excelente execução, fez a bola embater na trave da baliza lusa. No minuto seguinte Yessenamanov acertou no poste. Com pouco mais de um minuto para jogar no primeiro tempo, André Coelho e Miguel Ângelo também tentaram a sua sorte, mas sem sucesso.

Pany volta a marcar
Portugal começou a criar perigo por Pany no segundo minuto da segunda parte e o ala acabaria mesmo por abrir o marcador no minuto seguinte, apontando o seu sexto tento na competição. Zicky, aos 26 minutos viu Higuita negar-lhe o golo, tendo acontecido o mesmo a João Matos no minuto seguint
e.

Um triunfo e uma derrota diante do Cazaquistão
A Equipa das Quinas jogou por duas vezes diante do Cazaquistão – venceu, por 6-2, na fase final do Mundial da Guatemala, em 2000, e perdeu, por 3-1, no apuramento para o Campeonato da Europa Sérvia 2016. Nessa partida a contar para segunda jornada do apuramento, disputada em Calarasi, na Roménia, Ricardinho abriu o marcador aos três minutos, mas os cazaques viriam a ganhar com golos aos 27, 35 e 39 minutos. Vítor Hugo recordou essa partida em que entrou no cinco inicial. Clique aqui para consultar o historial diante do Cazaquistão.

Ao minuto 28, Higuita obrigou Bebé a efetuar uma boa defesa e de seguida acertou no poste. Aos 33 minutos Bebe, com uma grande defesa evitou o golo a Taynan. Aos 35 minutos, Erick esteve perto de ampliar a vantagem.

Percurso do Cazaquistão

O Cazaquistão apurou-se como primeiro classificado do Grupo A, com dois triunfos e um empate, eliminou a Tailândia nos oitavos, com uma goleada (7-0) e deixou pelo caminho o terceiro classificado do último Mundial, o Irão, vencendo, por 3-2, após estar a perder por 2-0. O bem conhecido dos portugueses, Taynan, com cinco golos, é o melhor marcador da equipa (o terceiro goleador do Mundial (apenas superado pelo brasileiro Ferrão, com oito golos, e pelo espanhol Adolfo, com seis), seguido por Douglas e Tursagulov, com três cada um. No total apontaram 18 tentos e consentiram apenas quatro, sendo a equipa menos batida da competição.


Final com a Argentina
Portugal irá defrontar a campeã mundial em 2016, a Argentina, que bateu o Brasil na quarta-feira, por 2-1. A final está agendada para domingo (3 de outubro), pelas 18h00 (20h00 locais), em Kaunas. O Cazaquistão irá disputar o terceiro lugar da competição diante do Brasil, também em Kaunas, a partir das 16h00 (18h00 locais).

Ficha de Jogo
Campeonato do Mundo Lituânia 2021
Meia-final
Arena Kaunas


Árbitros: Nikola Jelic (Croácia) e Daniel Rodriguez (Uruguai).
Terceiro árbitro: Diego Molina (Costa Rica).
Cronometrista: Ebrahim Mehrabi (Irão).

PORTUGAL - CAZAQUISTÃO (0-0 ao intervalo)

                Fernando Gomes com a Seleção

Fernando Gomes com a Seleção
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, viajou esta quinta-feira para Kaunas para assistir ao encontro de Portugal,  aqui o vemos a cumprimentar o selecionador nacional, Jorge Braz



Portugal (cinco inicial): Bebé; João Matos, Bruno Coelho, Ricardinho - Cap. e Fábio Cecílio.
Jogaram ainda:  André Coelho,Pany, Tiago Brito, Zicky, Afonso, Miguel Ângelo e Erick.
Suplentes não utilizados: Vítor Hugo; Tomás Paçó, .
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Pany (23') e Bruno Coelho (48´)
Disciplina: -.

Cazaquistão (cinco inicial): Higuita – Cap;, Taynan, Dauren Nurgozhin, Albert Akbalikov e Douglas Jr.

Suplentes: Atantayev, Karagulov, Valiullin, Orazov, Yessenamanov, Knaub, Tursagulov, Tokayev, e Sarbassov.

Treinador: Paulo Ricardo Figueroa 'Kaká'

Golos: Dauren Nurgozhin (39´) e Douglas Jr (41´)

Disciplina: cartão amarelo para Orazov (20') e Taynan (31').

Marcação de Grandes Penalidades:

Douglas Jr. 0-0
Bruno Coehho 1-0
Tursagulov 1-1
André Coelho 2-1
Higuita 2-2
Pany Varela 2-2
Akbalikov 3-2 
Ricardinho 3-3
Knaub 3-3
Tiago Brito 4-3
Fotos:André Sanano/FPF

Noticia completa aqui no Site:FPF

Fotos:André Sanano/FPF

ANDEBOL «Taça de Portugal Feminina: Sorteio da 1ª Eliminatória » Almada Atlético Clube recebe o AC Cacém

 


Decorrer, esta quinta - feira, nas instalações da Federação de Andebol de Portugal, o sorteio da 1ª eliminatória da Taça de Portugal Feminina.

Na primeira ronda da competição, participam 31 clubes, divididos em 4 zonas, com três clubes   isentos que passaram automaticamente   à próxima fase(Clube Vela Tavira, AC Lusitanos     e CA Caminha). 

No total, serão realizados 15 jogos, divididos por quatro zonas, agendados para o dia 1 de Novembro. De seguida disputa-se os 1/16 avos de Final.                       


De salientar  que o Almada Atlético Clube, irá receber no Pavilhão Adelino Moura, no Pragal a turma do Atlético Clube Cacém.                              

Em atualização:


A Federação chama a atenção dos clubes para que procedam à marcação de campos e horas, através do Website, da Federação de Andebol de Portugal, até  à próxima sexta-feira, 8 de Outubro.

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Futsal - Seleção A » Portugal opera reviravolta e segue para as meias-finais! do Mundial Lituânia 2021

A Equipa das Quinas passou às meias-finais do Campeonato do Mundo Lituânia 2021, após bater Espanha por 4-2, com recurso ao prolongamento


André Coelho, autor do primeiro golo de Portugal, aqui a fugir à marcação de um jogador espanhol. Fotos: André Sanano / FPF


Portugal está nas meias-finais do Campeonato do Mundo Lituânia 2021. A Seleção Nacional de futsal eliminou, esta segunda-feira, a Espanha nos quartos de final da competição, ao vencer por 4-2 no prolongamento, num encontro disputado na Arena de Vilnius.

Nas "meias", a Equipa das Quinas vai defrontar na quinta-feira o vencedor do encontro que colocará frente a frente Irão e Cazaquistão, a partir das 18h00 (20h00 locais), em Kaunas.


Ficha de Jogo
Campeonato do Mundo Lituânia 2021
Quartos de final
Arena Vilnius


Árbitros: Mohamed Hassan (Egito) e Khalid Hnich (Marrocos).
Terceiro árbitro: Ondrej Cerny (República Checa).
Cronometrista: Tomohiro Kozaki (Japão).

ESPANHA 2-2 (2-4 ap) PORTUGAL
(0-0 ao intervalo)
(2-2 no fim dos 40')

Espanha (cinco inicial): Jesús Herrero, Carlos Ortiz – Cap., Adolfo Fernandez, Adri Martínez e Raúl Campos.

Suplentes: Juanjo; Borja Díaz, Marc Tolrá, Raúl Gómez, Francisco Solano, Bebe, Chino, José Raya e Miguel Mellado.

Treinador: Federico Vidal.

GolosAdolfo Fernandez, (22') e Adri Martínez (24').
Disciplina: cartão amarelo para Jose Raya (17’) e Miguel Mellado (25’)

Portugal (cinco inicial): Bebé, João Matos, Bruno Coelho, Ricardinho - Cap e Fábio Cecílio.

Jogaram ainda: Vítor Hugo; André Coelho, Afonso, Miguel Ângelo, Pany, Tiago Brito, Erick, Zicky e Tomás Paçó.

Treinador: Jorge Braz.
Golos: André Coelho (31'), Zicky (36'), José Raya (43') e Pany (48')

Disciplina: cartão amarelo para Bruno Coelho (12’), Bebé (20'), Pany (33') e André Coelho (38')



Foto: André Sanano/FPF

Noticia completa AQUI FPF


Fonte:FPF

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

ANDEBOL » NACIONAL DA 2ª DIVISÃO » SPORTING C.P."B" - ALMADA A.C. ESTE SÁBADO NO PAV.JOÃO ROCHA

  Fase do jogo de apresentação da equipa do  Almada AC diante o Sport Lisboa Benfica "B", Foto: Carlos Santana.


O Campeonato Nacional de Andebol da 2 ª Divisão, tem inicio este sábado dia 25 de Setembro, com o Almada Atlético Clube, a deslocar-se ao Pavilhão João Rocha, em Lisboa, para medir forças com o Sporting Clube de Portugal "B".

A preparação da formação do  Almada AC , sob a orientação de João Salavessa e Bruno Pires, decorreu  em bom ritmo,  tendo esta  quarta feira,  feita a sua apresentação no Pavilhão Adelino Moura, diante do Sport Lisboa e Benfica "B". Mais importante que o resultado, que se celebrou com uma vitória por 29 - 20, foi o regresso do convívio do público e dos sócios, ao Pavilhão dos almadenses.

      AQUI FICA OS JOGOS DA 1ª JORNADA 1ª FASE - ZONA 3

15:00
CF OS BELENENSES 'B'
_ - _
CDE CAMÕES
PAV. ACÁCIO ROSA
17:00
CCR ALTO MOINHO
_ - _
C VELA TAVIRA
MUN. TAVIRA
17:30
CCP SERPA
_ - _
LAGOA AC
CARLOS PINHAO - SERPA
19:30
GM 1º DEZEMBRO - QUEIJAS
_ - _
ÉVORA AC
ESC. AQUILINO RIBEIRO
19:30
SPORTING CP 'B'
_ - _
ALMADA AC / SI ALMADA
PAV. JOÃO ROCHA
19:45
CF SASSOEIROS
_ - _
ADC BENAVENTE
PAV. CF SASSOEIROS

terça-feira, 21 de setembro de 2021

CAMP. NACIONAL DA III DIVISÃO FEMININO - INICIO A 10 DE OUTUBRO E CONTA CINCO EQUIPAS DO DISTRITO DUAS DELAS DE ALMADA

 Almada Atlético Clube e Pescadores da Costa de Caparica, são as equipas do concelho de Almada

Imagem do jogo treino realizado no passado fim de semana, entre o Costa de Caparica e o Almada, em que a turma almadense, venceu por, 0 - 5. Fotos da autoria : @isidrogomes_photosports


Decorreu na passada sexta-feira, na Cidade do Futebol, o sorteio da 1.ª Fase do Campeonato Nacional III Divisão de Futebol Feminino para a época 2021/2022.


O Campeonato Nacional III Divisão de Futebol Feminino é disputado, na 1.ª Fase, por 58 equipas, divididas em dez séries de acordo com a sua localização geográfica.(VER AQUI O NOVO FORMATO) 

Nesta  prova participam cinco clubes do nosso distrito: Série - I, o Almada Atlético Clube. Na Série - J, participam o Palmelense Futebol Clube, Amora Futebol Clube "B", Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica e o Futebol Clube Barreirense.

A 1ª jornada realiza-se a 10 de Outubro:

Série - I: 

Sport União Sintrense - Clube Futebol Benfica "B"

Grupo Desportivo Águias Camarate - Almada Atlético Clube

Clube Atlético Cultural -  União Desportivo Ponte Frielas


Série - J :  

GD R. Canaviais - Palmelense Futebol Clube

Amora Futebol Clube "B"-  G. Desp. Pescadores da Costa de Caparica

Futebol Clube Barreirense -  Futebol Clube Ferreiras



MATRIZ DOS JOGOS


* Nas séries que contam apenas com 5 equipas, a matriz mantem-se, folgando a equipa cujo jogo está agendado com o nº. 6 


CONSULTE AQUI O REGULAMENTO DA PROVA

Consulte aqui o resultado completo:

Série A
1. Brito SC
2. Lank Group Vilaverdense "B"
3. Destreza e Aventura
4. ADC Correlha
5. BFC Bragalona
6. AD Juventude Mouquim

Série B
1. UD Polvoreira
2. FC Felgueiras 1932
3. UD Social Roriz
4. GCD Águias Negras Tabuadelo
5. FC Tirsense
6. SC Braga "B"

Série C 
1. USC Paredes 
2. Boavista FC
3. AD Marco 09
4. SC Freamunde
5. Padroense FC
6. FC Famalicão "B"

Série D 
1. Ass. Juvenil Escola de Hernâni Gonçalves
2. FC Cortegaça
3. CF Oliveira Douro
4. Sport Comércio e Salgueiros
5. Futebol Clube Pedroso
6. Lusitânia de Lourosa

Série E 
1. Sport Marítimo Murtoense
2. Viseu 2001
3. Pessegueirense
4. FC Cesarense
5. Novo Estrela Gafanha Encarnação
6. AC Cucujães

Série F 
1. AD Souselas
2. AD Estação
3. CD Gouveia
4. Juveforce
5. UR Cadima "B"

Série G 
1. Ass. Académica de Coimbra
2. Ass. Recreativa Meirinhas 
3. Ass. Cultural Desportiva Caseirinhos
4. Grupo Desportivo Ilha
5. Industrial Desportivo Vieirense

Série H 
1. AC Malveira
2. GDR Sardoal "Os Lagartos"
3. SC Frielas
4. AD Fazendense
5. GD Os Vidreiros
6. Monte Agraço FC

Série I 
1. Sport União Sintrense
2. Almada AC
3. CF Benfica "B"
4. Clube Atlético Cultural
5. UD Ponte Frielas
6. GD Águias Camarate

Série J
1. GDR Canaviais
2. FC Ferreiras
3. Palmelense FC
4. Amora FC "B"
5. Grupo Des. Pescadores Costa Caparica
6. FC Barreirense


 FASE 3. 

Em cada série, todos os clubes jogam entre si, uma vez e por pontos. Para o efeito, será dado seguimento aos jogos agendados e previstos no programa de jogos, mantendo-se as inversões de ordem já efetuadas. 

4. Apuram-se 16 clubes para a 2.ª fase: a. 1.º e 2.º classificados de cada série (14 clubes); b. Dois melhores 3.º classificados entre todas as séries (2 clubes). 

5. Em caso de empate classificativo aplica-se o disposto no n.º 2 e n.º 8 do artigo 15.º do Regulamento da Prova



segunda-feira, 6 de setembro de 2021

FUTEBOL FEMININO » BEATRIZ SEBASTIÃO CAMPEÃ NACIONAL DA 3ª DIVISÃO PELO RACING POWER , ABRAÇA TAMBÉM A CARREIRA DE TREINADORA NA FORMAÇÃO DO PAIO PIRES EM MASCULINOS

  "Como qualquer jogador ou jogadora o meu maior sonho e objetivo enquanto jogadora é representar a Seleção Nacional e estou a  trabalhar para isso"

A jovem Beatriz Sebastião, treinadora  a equipa de iniciados do Paio Pires Futebol Clube

A atleta Beatriz Sebastião que no seu primeiro ano ao serviço do Racing Power FC, sagrou-se Campeã Nacional da 3 ª Divisão, é uma jovem que luta pelos seus sonhos, primeiro em representação do Paio Pires Futebol Clube e agora ao  serviço da formação de Almada, o Racing Power.

Depois de representar o Paio Pires, até aos 14 anos, não descurou a paixão de ter melhores conhecimentos no futebol e em 2018 tirou  o curso de árbitra de futebol e em 2019 iniciou a vertente de treinadora de futebol,  esta época 2021/2022, acumula também o cargo de treinador, nos iniciados masculinos do Paio Pires.

É esta jovem atleta que "Noticias Desporto Almada" dar a conhecer aos amantes do  futebol.


Como surgiu o teu novo projeto como treinadora do futebol masculino?

Este projeto surgiu da confiança que o Paio Pires Futebol Clube, depositou em mim. Tirei o curso de Técnica de Desporto onde nas últimas duas épocas(2019/2020 e 2020/2021) fiz estágio no Paio Pires F.C. Na primeira época estive com o escalão de Benjamins e na passa época comos Infantis. Na última época como o treinador  principal esteve de licença de Paternidade e por isso assumi a equipa sozinha e foi assim que comecei o meu percurso como treinadora.

Este é o meu primeiro projeto como treinadora principal, vou ficar comos atletas de 2007 e 2008 e os atletas que já tenho, eram da minha equipa da época passada e que agora subiram para o escalão de Iniciados.

Quais as ambições da equipa, para a época que está preste a iniciar-se?

As ambições para esta época passam pela continuidade do trabalho da época passada, a evolução dos meus atletas. Iremos trabalhar para que eles possam evoluir como jogadores e com pessoas. Esse será certamente o nosso objetivo principal. Queremos que no fim da época sejam melhores jogadores a nível individual e coletivo, que percebam mais de futebol e que tenham valores como a cooperação, espirito de equipa, humildade e empenho.

Iremos jogar cada jogo para ganhar e encarar o nosso adversário olhos nos olhos. Outro objetivo desta época será a subida de divisão.

- Podes enumerar o nome dos atletas com que irás trabalhar, bem como a equipa técnica?

"A equipa técnica é composta por mim e pela minha colega e amiga Liz Martins que também fez parte da minha evolução enquanto jogadora no Paio Pires, fomos colegas e capitãs na equipa de juniores do Paio Pires FC, na época 2019/2020.

Enquanto ao plantel, só para a semana chegam os nossos reforços mas já fazem parte da nossa equipa os seguintes atletas: Carlos Fortes, Dinis Rodrigues, Diogo Dias, Elias Teixeira, Emanuel Rodrigues, Enzo Mubadi, Erico Branco, Gualkilson Diogo, Joaquim Cabeças, João Pinto, Josué Marujo, Marcelino Cruz, Marcos Pereira, Martim Sá, Cutrim Pablo, Rafael Travassos, Ricardo Pereira e Vítor Simões".


- Sobre a tua carreira como atleta, como apareceu o gosto pelo Futebol?

1ª Época como jogadora do Paio Pires 2007/2008 com 4 anos

"O gosto pelo futebol foi me incutido desde sempre. O meu irmão mais velho foi jogador de futebol e o meu pai sempre foi dirigente. Sempre joguei com o meu irmão e ia ver todos os jogos dele. Aos 4 anos quis começar a jogar e fui para a formação do Paio Pires Futebol Clube, clube representei até aos 14 anos. Comecei a jogar com os rapazes, mas aos 12 anos fui para o futebol feminino".

- Quando é que saíste do Paio Pires FC?

A última época como jogadora do Paio Pires,2019/2020,com 17anos

"Aos 14 anos, sai do Paio Pires e fui  representar o Amora Futebol Clube, passada essa época, regressei a casa e joguei mais duas épocas no Paio Pires. Hoje em dia jogo no Racing Power FC, onde comecei agora a segunda época. A paixão pelo futebol acompanhou- me sempre e em 2018, tirei o curso de árbitra de futebol, e em 2019 comecei também na vertente de treinadora".

 Na festa do titulo nacional ao serviço do Racing Power, aqui a erguer o Troféu do respetivo titulo.-"A minha ambição ao serviço dp Rpower é continuar a evoluir como aconteceu na época passada,subir para a primeira divisão e poder ser novamente campeã nacional. Sonho em jogar na principal liga do futebol feminino em Portugal e acredito que iremos conseguir":


- Decerto que durante a tua carreira desportiva, tiveste alguns sonhos, podes dizer quais e se alguns já foram concretizados?

"Como qualquer jogador ou jogadora o meu maior sonho e objetivo enquanto jogadora é representar a Seleção Nacional e estou a trabalhar para isso. Sonhava também em ir á Seleção Distrital e já realizei esse sonho.

Quero jogar nos maiores clube do mundo e  pisar os maiores palcos do futebol, sonhava em ser campeã Nacional e concretizei na época, 2020/ 2021 ao serviço do Racing Power FC, com a conquista do Titulo Nacional da 3ª Divisão, ao vencermos na final realizado no Estádio Municipal de Leiria, a formação do Rio Ave e assim a subida à 2 ª Divisão Nacional, foi um momento único e ficará para a história, não só para mim, mas também para as minhas colegas e para o clube e seus dirigentes, estou certa que continuarei a alimentar os meus sonhos, com mais êxitos."


Este o depoimento de Beatriz Sebastião, aos 18 anos anseia por progredir  como atleta, onde  os seus sonhos, se vão concretizando, o próximo passo passa por alcançar mais êxitos ao serviço do Racing Power e ser chama à seleção nacional, para além também da carreira de treinadora, com os seus conhecimentos ajudar o futebol de formação do Paio Pires.




Noticias Desporto Almada, agradece a sua disponibilidade  em aceder a esta entrevista e desejar que os seus sonhos se concretizem para a sua carreira desportiva. para bem do futebol nacional


CICLISMO » RAQUEL QUEIRÓS CONQUISTA A 1.ª VOLTA A PORTUGAL FEMININA COFIDIS

 A volta a Portugal Feminina ,iniciou-se dia 2 de Setembro em Almada e terminou no passado domingo em Lisboa(e decorreu nos  dias 2,3,4 e 5)


Raquel Queirós (Velo Performance/JS Campinense) conquistou este domingo, em Lisboa, Capital Europeia do Desporto 2021,  primeira edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis. A última etapa, 94,7 quilómetros entre Caldas da Rainha e a capital, foi ganha por Lucy Lee (Team LDN/Brother UK).







A tirada foi atacada desde muito cedo, devido, essencialmente, à ambição das britânicas da Team LDN/Brother UK de recuperarem a Camisola Amarela Lisboa Capital Europeia do Desporto, que perderam na véspera para Raquel Queirós.

A corredora portuguesa, apoiada pela equipa mista formada pelo Clube BTT de Matosinhos e pela Velo Perfomance/JS Campinense resistiu às investidas, marcando sempre a roda de Danielle Shrosbree.

Os ataques reduziram o pelotão, mas as melhores mantiveram-se sempre juntas, o que permitiu uma disputa ao sprint, na zona ribeirinha de Lisboa. A equipa do Reino Unido não conseguiu assaltar a geral, mas ganhou mais uma etapa. A intérprete do sucesso foi hoje Lucy Lee, que cruzou à frente do pelotão, ao fim de 2h55m54s de corrida. Lucia García e Laura Rodríguez, ambas da Seleção da Catalunha, ocuparam as posições imediatas


“Tivemos uma semana um bocado frustrante, enquanto equipa, devido aos azares que prejudicaram a Danelle Shrosbree. Hoje tentámos recuperar a camisola amarela, mas não foi possível. Pessoalmente, estou muito feliz com a vitória na etapa. Este resultado é um prémio para a equipa e sobretudo para a Danielle, é a ela que dedico este resultado. A Volta a Portugal Feminina foi maravilhosa, uma corrida muito bem organizada, com paisagens muito bonitas. Quero voltar no futuro”, garantiu Lucy Lee.

Vera Vilaça (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais), quinta em Lisboa, recebeu o Prémio Jogos Santa Casa para a melhor portuguesa na etapa.

Raquel Queirós foi a sétima a cortar a meta, com o mesmo tempo da vencedora, e fez história. É a vencedora da primeira Volta a Portugal Feminina Cofidis. Concluiu as quatro etapas com 7h28m52s, menos 35 segundos do que a júnior Sofia Gomes (Vesam/Blok-Vilanonvense Cycling Girls) e menos 48 segundos do que a catalã Iris Gómez, segunda e terceira, respetivamente.

“Sinto-me extremamente orgulhosa. Nunca imaginei poder ganhar esta corrida. Vim para aqui sem saber o que o meu corpo poderia dar, mas é óbvio que estou muito, muito, muito contente por levar a camisola amarela para casa. A etapa de hoje foi muito dura, mas tive a ajuda da minha colega Mariana [Líbano] e de outras corredoras portuguesas, que se uniram para garantir uma vitória nacional. Tenho de agradecer a todas as meninas que me ajudaram a vencer esta corrida”, reconhece Raquel Queirós.

Danielle Shrosbree conquistou a Camisola Vermelha Cofidis, dos pontos, e a Camisola Azul Polisport, da montanha. Sofia Gomes ganhou a Camisola Branca IPDJ, símbolo de melhor júnior em competição. Nesta classificação particular foi 40 segundos mais rápida do que Beatriz Pereira (Bairrada) e 1m14s melhor do que Laura Ruiz (Rio Miera Meruelo/Cantabria Deporte). A Team LDN/Brother UK impôs-se coletivamente.


“Antes de começar a Volta não estava nada á espera de ser a segunda da geral. Vim apenas para dar o meu melhor e para tentar perceber qual o nível da competição. Na primeira etapa foi tudo uma surpresa para mim, sobretudo reparar que conseguia estar nas três melhores juniores. O segundo dia foi um abrir de olhos para mim, quando fiquei na liderança da juventude, porque fiquei a pensar que poderia mesmo levar a camisola para casa. Quando consegui ficar em segundo lugar no contrarrelógio fiquei impressionada e percebi que hoje teria de dar tudo”, descreve Sofia Gomes, que, na próxima semana vai competir no Campeonato da Europa. “Será a prova com nível mais elevado em que alguma vez estive presente. Vou com tudo para que corra bem”, antecipa a melhor jovem da Volta a Portugal Feminina Cofidis.

Ao longo da Volta, a Federação homenageou diferentes gerações de ciclistas. Hoje foi a vez de Maria Martins. Teve a recebê-la o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, ou não fosse ela própria, à semelhança de Raquel Queirós, uma atleta olímpica.



Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo
Fotos; Federação Portuguesa de Ciclismo

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

CICLISMO » VOLTA A PORTUGAL FEMININA » RAQUEL QUEIRÓS VENCEU A 2ª ETAPA ENTRE MAFRA E LOURES

A subida ao terceiro lugar da geral deu a Sofia Gomes o primeiro lugar na juventude, envergando agora a Camisola Branca IPDJ.

Raquel Queirós triunfa em Loures, ao bater ao sprinte a portadora da camisola amarela, Danielle Shrosbree

A portuguesa Raquel Queirós (Velo Performance/JS Campinense) ganhou hoje a segunda etapa da Volta a Portugal Feminina Cofidis, uma ligação de 72 quilómetros, entre Mafra e Loures. A britânica Danielle Shrosbree (Team LDN/Brother UK) continua com a Camisola Amarela Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021.

A jornada começou com a Team LDN/Brother UK a mostrar que, por vezes, a melhor defesa é o ataque. Para evitar ter de trabalhar no pelotão, lançou em fuga Harriett Dodd, que pedalou em cabeça de corrida durante quase toda a etapa.

A configuração da tirada mudou com a subida, pontuável para a classificação da montanha, no Vale São Gião, a cerca de 16 quilómetros do final. Aí atacaram as corredoras mais bem colocadas da geral, com Danielle Shrosbree a aproveitar para passar na frente, dando mais cor à Camisola Azul Polisport de que também é dona. Com ela estava, entre outras Raquel Queirós.

As duas mantiveram, até final, uma marcação pessoal muito próxima, sem que nenhuma delas conseguisse destacar-se. Levaram o duelo para a reta da meta, onde a olímpica portuguesa levou a melhor, com um registo de 1h59m48s. Danielle Shrosbree foi a segunda classificada e a júnior Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense) fechou o pódio do dia.

Raquel Queirós, que foi terceira classificada na 1ª etapa, hoje alcançou o primeiro lugar em Loures ,na imagem Bernardino Soares, presidente da Camara Municipal de Loures

"Sinto-me muito orgulhosa por ter vencido uma etapa nesta Volta a Portugal Feminina e por estar na luta pela geral. Hoje a etapa foi muito dura e muito atacada. Ataquei várias vezes, mas nenhuma fuga vingou. Puxei e no fim consegui ganhar. Só estou um pouco triste, porque queria a camisola amarela para dedicar ao meu avô. Mas amanhã é um novo dia e terei nova oportunidade. O contrarrelógio é duro, mas vou dar o meu melhor até ao fim de logo se verá", disse Raquel Queirós, que recebeu o Prémio Jogos Santa Casa para a melhor portuguesa.

Não havendo bonificações, há cinco corredoras empatadas com o mesmo tempo na classificação geral. O desempate faz-se por pontos. Neste critério está melhor Danielle Shrosbree, seguida por Raquel Queirós e por Sofia Gomes (Vesam/Blok-Vilanovense Cycling Girls).

“Foi um dia excelente, que se tornou mais fácil por termos uma ciclista em fuga. Isso evitou muito trabalho nosso no pelotão. Pude descansar as pernas até aos momentos decisivos da etapa, estava fresca para responder aos ataques na montanha e mantive a camisola azul. Depois também se sucederam muitas tentativas de fuga e pude sempre responder. A etapa de amanhã será de grande pressão para todas, porque a classificação geral está muito equilibrada”, explica Danielle Shrosbree.


A subida ao terceiro lugar da geral deu a Sofia Gomes o primeiro lugar na juventude, envergando agora a Camisola Branca IPDJ. Danielle Shorsbree junta às camisolas amarela e azul a Camisola Vermelha Cofidis, dos pontos. A classificação por equipas continua encimada pela Team LDN/Brother UK.

A terceira etapa, neste sábado, prevê-se de grandes decisões. É o contrarrelógio individual de 11,1 quilómetros, a disputar num traçado exigente, em Vila Franca de Xira.



Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo
Fotos : Federação Portuguesa de Ciclismo