Publicação em destaque

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Futsal - Seleção A Equipa das Quinas vence Cazaquistão e garante primeira final de um Campeonato do Mundo de Futsal.

 


A Seleção Nacional de futsal venceu a congénere do Cazaquistão, por 4-3, no desempate por grande penalidades, e pela primeira vez na sua história, vai disputar, frente à Argentina, a final do Campeonato do Mundo Lituânia 2021.

A vitória portuguesa foi garantida na última grande penalidade, por Tiago Brito. No final do prolongamento registava-se um empate a dois golos.

Nulo ao intervalo
Bebé foi o primeiro guarda-redes a intervir na partida à entrada do segundo minuto, mas instantes depois foi a vez de Ricardinho testar a atenção de Higuita. André Coelho, na cobrança de um livre, também testou a atenção do guardião eleito por cinco vezes o melhor guarda-redes do Mundo. Aos três minutos, Orazov meteu a bola na baliza lusa, mas no “clhallenge” pedido por Portugal a equipa de arbitragem viu que a bola tinha saído pela linha lateral. Taynan, aos 6’, rematou ao lado, e Zicky respondeu aos sete com novo remate à baliza de Higuita. Ais nove minutos, uma combinação entre Zicky e Pany levou muito perigo para a baliza cazaque, mas Higuita defendeu e voltou a evitar o golo de Afonso instantes depois. Miguel Ângelo aos 10 rematou para fora após ser desmarcado por Ricardinho. Os cazaques responderam com um remate perigo de Tokayev. Portugal assumia as despesas do ataque e aos 11 minutos surgiu de novo Higuita a defender os remates de André Coelho, Miguel Ângelo e no minuto seguinte os de Erick e Afonso. Taynan, aos 14’, voltou a rematar, mas Bebé opôs-se. Ao 16’ Bruno Coelho rematou ao lado e aos 17’ foi a vez de Pany. O Cazaquistão respondeu novamente por Taynan que, com uma excelente execução, fez a bola embater na trave da baliza lusa. No minuto seguinte Yessenamanov acertou no poste. Com pouco mais de um minuto para jogar no primeiro tempo, André Coelho e Miguel Ângelo também tentaram a sua sorte, mas sem sucesso.

Pany volta a marcar
Portugal começou a criar perigo por Pany no segundo minuto da segunda parte e o ala acabaria mesmo por abrir o marcador no minuto seguinte, apontando o seu sexto tento na competição. Zicky, aos 26 minutos viu Higuita negar-lhe o golo, tendo acontecido o mesmo a João Matos no minuto seguint
e.

Um triunfo e uma derrota diante do Cazaquistão
A Equipa das Quinas jogou por duas vezes diante do Cazaquistão – venceu, por 6-2, na fase final do Mundial da Guatemala, em 2000, e perdeu, por 3-1, no apuramento para o Campeonato da Europa Sérvia 2016. Nessa partida a contar para segunda jornada do apuramento, disputada em Calarasi, na Roménia, Ricardinho abriu o marcador aos três minutos, mas os cazaques viriam a ganhar com golos aos 27, 35 e 39 minutos. Vítor Hugo recordou essa partida em que entrou no cinco inicial. Clique aqui para consultar o historial diante do Cazaquistão.

Ao minuto 28, Higuita obrigou Bebé a efetuar uma boa defesa e de seguida acertou no poste. Aos 33 minutos Bebe, com uma grande defesa evitou o golo a Taynan. Aos 35 minutos, Erick esteve perto de ampliar a vantagem.

Percurso do Cazaquistão

O Cazaquistão apurou-se como primeiro classificado do Grupo A, com dois triunfos e um empate, eliminou a Tailândia nos oitavos, com uma goleada (7-0) e deixou pelo caminho o terceiro classificado do último Mundial, o Irão, vencendo, por 3-2, após estar a perder por 2-0. O bem conhecido dos portugueses, Taynan, com cinco golos, é o melhor marcador da equipa (o terceiro goleador do Mundial (apenas superado pelo brasileiro Ferrão, com oito golos, e pelo espanhol Adolfo, com seis), seguido por Douglas e Tursagulov, com três cada um. No total apontaram 18 tentos e consentiram apenas quatro, sendo a equipa menos batida da competição.


Final com a Argentina
Portugal irá defrontar a campeã mundial em 2016, a Argentina, que bateu o Brasil na quarta-feira, por 2-1. A final está agendada para domingo (3 de outubro), pelas 18h00 (20h00 locais), em Kaunas. O Cazaquistão irá disputar o terceiro lugar da competição diante do Brasil, também em Kaunas, a partir das 16h00 (18h00 locais).

Ficha de Jogo
Campeonato do Mundo Lituânia 2021
Meia-final
Arena Kaunas


Árbitros: Nikola Jelic (Croácia) e Daniel Rodriguez (Uruguai).
Terceiro árbitro: Diego Molina (Costa Rica).
Cronometrista: Ebrahim Mehrabi (Irão).

PORTUGAL - CAZAQUISTÃO (0-0 ao intervalo)

                Fernando Gomes com a Seleção

Fernando Gomes com a Seleção
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, viajou esta quinta-feira para Kaunas para assistir ao encontro de Portugal,  aqui o vemos a cumprimentar o selecionador nacional, Jorge Braz



Portugal (cinco inicial): Bebé; João Matos, Bruno Coelho, Ricardinho - Cap. e Fábio Cecílio.
Jogaram ainda:  André Coelho,Pany, Tiago Brito, Zicky, Afonso, Miguel Ângelo e Erick.
Suplentes não utilizados: Vítor Hugo; Tomás Paçó, .
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Pany (23') e Bruno Coelho (48´)
Disciplina: -.

Cazaquistão (cinco inicial): Higuita – Cap;, Taynan, Dauren Nurgozhin, Albert Akbalikov e Douglas Jr.

Suplentes: Atantayev, Karagulov, Valiullin, Orazov, Yessenamanov, Knaub, Tursagulov, Tokayev, e Sarbassov.

Treinador: Paulo Ricardo Figueroa 'Kaká'

Golos: Dauren Nurgozhin (39´) e Douglas Jr (41´)

Disciplina: cartão amarelo para Orazov (20') e Taynan (31').

Marcação de Grandes Penalidades:

Douglas Jr. 0-0
Bruno Coehho 1-0
Tursagulov 1-1
André Coelho 2-1
Higuita 2-2
Pany Varela 2-2
Akbalikov 3-2 
Ricardinho 3-3
Knaub 3-3
Tiago Brito 4-3
Fotos:André Sanano/FPF

Noticia completa aqui no Site:FPF

Fotos:André Sanano/FPF

Sem comentários:

Enviar um comentário