Publicação em destaque

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

ANIVERSÁRIO» 10 ANOS DO LIVRO DA "SORENA" E DA CONSTITUIÇÃO DOS AMIGOS DO MUSEU NAVAL DE ALMADA


Realizou-se na passada quarta feira dia 1 de Dezembro, no restaurante Manjares do Céu, o almoço Convívio de Comemoração do 10º Aniversário da fundação da Associação dos Amigos do Museu Naval de Almada e da publicação do livro SORENA - 44 anos entre Cacilhas e o Ginjal.

O convívio teve a participação de cerca de 40 ex-trabalhadores que exerceram a sua atividade ao longo do Cais do Ginjal, e que são associados dos Amigos do Museu Naval de Almada que assim se reuniram em mais um almoço convívio, no qual foi guardado um minuto se silêncio, pelos companheiros e camaradas que já não estão entre nós, fisicamente.

Após a refeição e depois de amenas conversas e histórias de vida entre os presentes, seguiu-se depois  o acender das velas do bolo de aniversário dos Amigos do Museu Naval de Almada, cabendo ao Chico Bombeiro, ele que também faz anos, nesse dia, cantar-se os Parabéns, seguido da entrega de Diplomas alusivos a mais um aniversário, dos Amigos do Museu Naval e à publicação do livro Sorena.


O livro
SORENA cuja a 1ª edição foi publicada em Dezembro de 2011 e que retrata 44 anos de uma história com muitas estórias, vividas  pelos operários e cujos testemunhos, podemos ler neste livro, da autoria de Augusto Flôr, ex-operário na referida empresa e Licenciado em Antropologia pelo Instituto Superior de Ciências do trabalho e da Empresa, e que contou com a prestigiosa colaboração de Ivone Marques e Violeta Morais.




Por sua vez  a Associação  dos Amigos do Museu Naval de Almada, foi criada a 30 de Novembro  de 2011, no intuito  de contribuir com o  apoio dos seus filiados, ao Museu Naval de Almada, estando sempre disponível quando é solicitada pelo Museu, para guiar visitas ao Museu Naval e contribuir também para o engrandecimento do espólio do Museu, para além dos vários testemunhos que os seus associados, tem dados quando, solicitados pelo Museu.

Continuaremos dispostas a assumir o nosso papel, na divulgação  do Museu Naval de Almada, tal como consta: 



No Protocolo existente entre AMNA 

e a autarquia, destacamos alguns pontos

" Contribuir para a construção e afirmação da entidade coletiva, nomeadamente no que concerne à ligação de Almada à histórias da construção e reparação naval, ao movimento operário e ao estuário do Tejo:

- Fomentar, através de iniciativas e atividades próprias, tanto entre os seus associados conjunto do público em geral,  o conhecimento do  Museu Naval de Almada nas suas diferentes atividades e valências culturais:

- Desenvolver, em conjunto com o Museu Naval de Almada, e na medida dos seus recursos projetos decididos em comum.

Colaborar, com o Museu Naval de Almada na concretização e desenvolvimento de atividades do mesmo.

Promover, nas suas possibilidades, o enriquecimento do acervo do Museu Naval de Almada, com recursos a instrumentos.(. . .).


A foto de família, este ano mais reduzido, para respeitar as orientações da DGS, devido ao Covid 19

Sem comentários:

Enviar um comentário