Publicação em destaque

quinta-feira, 11 de junho de 2020

O SPORT LISBOA E BENFICA EM ALMADA - 1920 A 1930 E QUE NOS ANOS 40, ESTEVE NA ORIGEM DE UM NOVO CLUBE EM ALMADA

    
Uma formação do SL Benfica dos anos 30 e 40.
O Sport Lisboa e Benfica foi sempre um clube muito popular em todo o país. Almada é desde há muito uma "terra de benfiquistas".
O Benfica,então com 22 anos de existência fez deslocar pela 1ª vez à "Outra Banda" a sua categoria de Honra de Futebol para jogar com o Gymnásio Club do Sul(*1) no seu campo em Cacilhas,(*2) a 23 de Maio de 1926, englobada nas comemorações do 6 º Aniversário do Ginásio Clube do Sul(*3).

O Benfica venceu por 5 - 1 e apresentou uma equipa com 3 internacionais(sublilhados a negro): Francisco Costa; Ralf Bailão e Luís Costa; Mateus Fernandes, Vitor Gonçalves(capitão) e Vítor Hugo; Artur Travaços(1 golo),Manuel Pereira, Jorge Tavares(1 golo), Mário de Carvalho(2 golos) e José Carreira(1 golo).Estava em disputa a Taça Conde Calhariz, que face ao resultado se encontra actualmente na sala de troféus, do Sport Lisboa e Benfica. 
Nessa partida  e perante uma enorme assistência o Ginásio Clube do Sul alinhou com a seguinte equipa(*3): Joaquim Moura; João Avelar, João Jurado, CarlosHenriques, Francisco rodrigues,Gita,ManuelLuz(Mançangão),Carvalho,Lobato, Passos e José Silva. Partida dirigida pelo árbitro, Rebelo da Silva.

A convite da União de Beneficência do Concelho de Almada,o Sport Lisboa e Benfica, voltou a atuar em Almada,no dia 30.06.1929, para no campo do União Piedense, realizar um jogo com a seleção de Almada. O Benfica venceu por 4 - 2, com 2 - 0 ao intervalo. O Benfica alinhou com os seguintes jogadores: António Coelho; António Pinho e Jorge Teixeira;Mário Rodrigues, Artur Tavares(cap.)( 1 golo), Aniceto Travaços(1 golo) e António Belo.

As deslocações do Benfica são sempre um sucesso, em termos desportivos e populares. A "genica" dos jogadores, bem como o amor que os benfiquista de todo o país tinham pelo clube, garantiam jogos bem disputados, brilhantismo na prestação desportiva e "casa cheia" com boas receitas. Todos queriam ver o Benfica... essa lenda desportiva! Não é de admirar que devido ao sucesso,uma ano depois, a 29.06.1930, novamente a convite de uma Comissão de Beneficência de Almada, o Benfica deslocou uma equipa para jogar com o Gymnásio Club do Sul, no seu campo de Cacilhas(*). 

Além disso o Benfica ia aureolado com o titulo de Campeão de Portugal(o primeiro da sua glória desportiva) conquistado a 01.06.1930. Nesse jogo o Benfica alinhou com a seguinte equipa: Manuel Alexandre; Fernando Assis e Josué Franco; João Simões, Artur Travaços(cap.) e António Coelho, Augusto Dinis, Mário Carvalho(1 golo), Pedro Silva(1 golo),António Belo(1 golo) e António Nunes. Venceu por 3 -2 com 1 - 2, ao intervalo. Por sua vez o Ginásio Clube do Sul , alinhou com os seguintes jogadores: Mário Bento; Albino Almeida, Figueiredo, Bernardo Santos, J. Conceição, Fausto Almeida,Tomás Silva, Américo Luís, Rosado e José Silva.

Com tantos benfiquistas na região não foi surpresa que em finais de 1930 se fundasse em Almada uma filial do  Benfica, o Sport Lisboa e Almada, que infelizmente durou apenas meia dúzia de anos.

Depois do futebol almadense sofrer um declínio durante os anos 30 e inicio dos anos 40, o Benfica acabaria por estar na "origem" do aparecimento, por fusão dum novo clube em Almada.

No próximo post fica a saber qual foi esse clube que emergiu no futebol almadense...

- Excertos extraídos de uma brochura de um artigo de  Alberto Lopes Miguéns.

(*1) -  Ginásio Clube do Sul

(*2 ) - Onde é hoje o campo do Beira Mar de Almada .

(*3) Fonte: Livro " Ginásio Clube do Sul- 75 anos de Glória"

Sem comentários:

Enviar um comentário