Publicação em destaque

sábado, 27 de fevereiro de 2021

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALMADA, MANIFESTA O SEU PROFUNDO PESAR PELO FALECIMENTO DO MESTRE LÍDIO GALINHO

 Lídio Manuel da Silva Galinho (11/01/1948-23/02/2021)




Aqui partilhamos o Voto de Pesar pelo falecimento do Mestre Lídio Manuel da Silva Galinho apresentado na Assembleia Municipal de Almada, por José Ricardo Dias Martins, presidente da Junta de Freguesia da Costa de Caparica

"Na Assembleia Municipal, apresentei o Voto de Pesar pelo Mestre Lídio Galinho. Naturalmente,
Inês de Medeiros
, Presidente da Câmara Municipal, associou-se a este voto, demonstrando a sua intenção de homenagear o Mestre ao atribuir o seu nome ao futuro Museu Vivo da Arte-Xávega, caso haja consenso no executivo".

Até sempre, amigo Lídio Galinho, contigo muito aprendi.


Deixo-vos o texto na íntegra:

Lídio Manuel da Silva Galinho (Mestre Lídio) faleceu no passado dia 23 de fevereiro, pelas 17h. Tinha 73 anos.

Nasceu na localidade de Costa de Caparica, em 11 de janeiro de 1948. Conheceu cedo a arte da Pesca, ainda na infância, uma vez que a sua família estava intimamente ligada à arte, sendo o seu pai, Vitorino José, mais conhecido por “Arrais Bruto”, um dos sobreviventes do naufrágio do saveiro “O Pensativo”, na manhã de inverno de 12 de dezembro de 1929.
A 19 de Junho de 1970, foi enviado para Guiné-Bissau, onde decidiu não lutar contra o povo, optando por conviver com os nativos e aprender a sua cultura. Como a sua profissão era pescador, decidiu formar uma pescaria, e capturar peixe para alimentar aquela população, porque sentia que estava a ajudar alguém, já que a sua família estava em Portugal, um filho de seis meses e a sua esposa.

Num dos seus testemunhos públicos sobre a experiência na Guiné-Bissau, Mestre Lídio conta-nos sobre a “Nitinha, que fazia parte da tribo Papel”, que nas palavras do mesmo, não sendo de “cor igual”, tinham o mesmo sentimento de injustiça da guerra e das condições de vida das populações.

Após o 25 de Abril e com o início do Regime Democrático, Lídio Galinho continua a sua luta de vida: a defesa dos direitos dos pescadores, fundando e pertencendo a inúmeros Sindicatos de Pescadores, com o objetivo de dignificar a sua profissão de sempre. Foi ainda um ator fundamental na atribuição de casas do Bairro Novo dos Pescadores.

Atualmente, era o Presidente da Ala-Ala Associação de Pesca, Artesanal Local, Costeira e de Apoio Social aos Pescadores, onde desenvolvia e promovia formações e mecanismos para qualificar os pescadores e fixar os mais jovens neste importante ofício, tendo como máxima: “A Associação Ala-Ala está para os pescadores como os pescadores estão para a pesca”

Além de sindicalista, Mestre Lídio foi também, a partir de 2005, um importante defensor da elevação da Arte-Xávega a património cultural imaterial, da valorização económica da exportação de pescado, nomeadamente da cavala, da dignificação da classe piscatória de famílias de origem africana, com o projeto “Fronteiras Urbanas”, da promoção das cidades costeiras sustentáveis com o Observatório de Literacia Oceânica e da sustentabilidade da Pesca, incutindo na classe piscatória a necessidade de preservar algumas espécies em vias de extinção, mais recentemente com o projeto europeu “Partibridge”.

Realce-se ainda a ternura com que ia criando um pequeno museu, merecido e acarinhado na sede da ALA-ALA e do seu importante contributo para que este executivo camarário avançasse com o projeto de um Museu da Arte-Xávega, na Costa de Caparica


Com esta perda a classe piscatória fica mais pobre, partiu um dos maiores defensores dos pescadores nas mais variadas áreas como a social, financeira e burocrática. Foi um líder e um digno representante da classe. A Costa de Caparica, o concelho de Almada e o país ficam também mais pobres com a perda deste homem humilde, solidário, antirracista, antifascista, anticolonialista e defensor da sua classe e da sua terra.

Assim a Assembleia Municipal de Almada, reunida no dia 25 de fevereiro de 2021, manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do Mestre Lídio Galinho, transmitindo à sua família, aos seus muitos Amigos, à Comunidade Piscatória do Concelho de Almada, em especial aos sócios da ALA-ALA, as mais sentidas condolências".





Fonte; José Ricardo Martins, Presidente da Junta de Freguesia da Costa de Caparica






Sem comentários:

Enviar um comentário