Publicação em destaque

quinta-feira, 20 de maio de 2021

BANDEIRA DA ÉTICA HASTEADA PELO CLUBE DESPORTIVO DA COVA DA PIEDADE, NO ESTÁDIO MUNICIPAL JOSÉ MARTINS VIEIRA

 Certificação pelo IPDJ/PNED enaltecida. Emblema piedense viu reforçada a afirmação em nome dos valores éticos

A Bandeira da Ética, antes de ser içado num dos mastros da entrada principal do  Estádio Municipal "José Martins Vieira" a  contar da direita, Eduarda Marques, Paulo Veiga, Inês Medeiros, José Couceiro, Francisco Cardoso e João Couvaneiro.


O Salão Nobre do Estádio Municipal José Martins Vieira acolheu, este domingo, dia 16 de Maio, a cerimónia protocolar de entrega da Bandeira da Ética ao Clube Desportivo da Cova da Piedade, num evento promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e pelo emblema anfitrião.

Um momento de grande significado para o clube piedense, cuja distinção vem reforçar a representatividade dos emblemas do Universo AF Setúbal que continuam a ver reconhecido o trabalho e a dedicação em nome da promoção dos valores éticos no desporto.

Paulo Veiga, presidente do Clube Desportivo da Cova da Piedade

Foi na presença de destacados representantes de entidades locais, regionais e nacionais, entre responsáveis dos órgãos sociais do emblema anfitrião, que o presidente da Direção do CD Cova da Piedade, Paulo Veiga, começou por salientar a afirmação de um “clube que se dedica há bastante tempo a práticas e premissas indicadas no Plano Nacional de Ética, promovendo os valores do desporto”.

Assumindo o estatuto de clube mais representativo do concelho de Almada e da região, no âmbito do futebol masculino, certificado com 4 estrelas como entidade formadora pela FPF, Paulo Veiga não hesitou em vincar que os predicados referidos “eleva-nos a responsabilidade de sensibilizar e promover os efeitos nefastos do xenofobismo, racismo, violência e discriminação associados a diversos fatores da nossa sociedade”.


Ao evidenciar o facto de o clube nos últimos anos não ter registos de indisciplina ou incidentes violentos, e já gratificados com cartões brancos de fair play desportivo, o presidente do CD Cova da Piedade enalteceu as parcerias com entidades de ensino locais no sentido de fortalecer os valores em sociedade. “Com muitas centenas de jovens atletas de formação, mostramos, a quem está atento, um trabalho exemplar e reconhecido, não só no nosso concelho, mas a nível distrital e nacional”, vincou.

“Somos e queremos continuar merecedores desta tão nobre distinção”, afirmou Paulo Veiga, sobre o reconhecimento da Bandeira da Ética, declarando que “nos obrigaremos a manter e incentivar as premissas do PNED”, assegurou o dirigente piedense, “por um desporto formativo e educativo inserido nos direitos da igualdade”.

Refira-se que a Bandeira da Ética entregue ao CD Cova da Piedade reconhece a dinamização de um projeto que incide sobre o futebol formativo, dentro e fora das quatro linhas, o qual visa ensinar e potenciar valores de respeito, cooperação, dignidade e empatia por todos os elementos que fazem parte do contexto desportivo e que tornam o futebol aquilo que ele é – uma escola de valores para a vida.

O evento cerimonial não dispensou o reconhecimento e as naturais felicitações institucionais por parte das entidades convidadas, que realçaram a vertente formativa do clube piedense.

José Couceiro, vice-presidente da FPF, sublinhou “a postura, comportamento e atitude perante os mais altos valores do desporto que todos nós defendemos” e que o CD Cova da Piedade evidencia.

O dirigente federativo, ao lembrar a associação da iniciativa da Bandeira da Ética no processo de certificação de entidades formadoras FPF, contribuindo para o reforço da promoção das boas práticas, destacou o CD Cova da Piedade “pela forma como começou e como tem chegado ao nível de excelência que tem, sendo disso exemplo a certificação de 4 estrelas”.

“Parabéns e continuem neste caminho, porque o objetivo é formar cada vez mais meninas e meninos, tendo bem presentes os valores éticos no desporto e na vida”.

O presidente da AFS, Francisco  Cardoso, no uso da palavra

Em nome do universo futebolístico do nosso distrito, o presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal, Francisco Cardoso, enalteceu, “o excelente trabalho formativo dinamizado nos últimos anos pelo CD Cova da Piedade, agora reforçado com mais uma prestigiada e muito relevante distinção”.

“Parabéns à Direção e a todos aqueles que mais diretamente têm trabalho para este reconhecimento, que muito deve orgulhar o clube e todos os que o representam”, elogiou o presidente da AF Setúbal.

Francisco Cardoso não deixou de lembrar o papel de referência do emblema piedense no âmbito do processo de certificação de entidades formadoras, assegurando que “o clube tem motivação para elevar a fasquia”, lembrando que, para isso, e tendo em conta as exigências, há a necessidade de se aumentar a oferta de infraestruturas que dispõe.

Eduarda Marques, Diretora Regional de Lisboa e Vale do Tejo


Pela parte do IPDJ, entidade responsável pela iniciativa, no âmbito do Plano Nacional da ética no Desporto, coube a Eduarda Marques, Diretora Regional de Lisboa e Vale do Tejo, oficializar a entrega da Bandeira da Ética do CD Cova da Piedade, enumerando, na sua intervenção, os valores associados ao desporto, como o fair play, a justiça, a verdade, a lealdade, honestidade, responsabilidade, espírito de equipa e a solidariedade, entre outros.


Eduarda Marques, depois de realçar que a iniciativa reflete um trabalho institucional conjunto, assumiu que “o CD Cova da Piedade é um exemplo de ação e concretização, pelo que a atribuição desta Bandeira da Ética, que reconhece um projeto muito interessante, não é o fim, mas um princípio de outro trabalho em direção a algo cada vez melhor e mais exigente”.

Bem hajam pelo vosso trabalho e pelo contributo por uma sociedade mais justa, mais equilibra e interventiva”, vincou a diretora regional do IPDJ.

Inês Medeiros na sua intervenção

A concluir o conjunto de intervenções institucionais, a presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, enalteceu a distinção atribuída ao CD Cova da Piedade, como “homenagem à história de um clube que assume, plenamente, a palavra formação, não só desportiva, mas igualmente social”.


A edil almadense reforçou a necessidade de se combater todas as atitudes discriminatórias, elegendo o desporto como aliado fundamental e assumindo que a iniciativa da Bandeira da Ética vem vincar essa causa. “Muitos parabéns ao CD Cova da Piedade pelo trabalho realizado e por estar envolvido nesta grande causa”, elogiou Inês de Medeiros, que representou o município almadense a par do vereador do Desporto, João Couvaneiro.

O evento solene culminou com o momento do hastear da Bandeira da Ética atribuída ao Clube Desportivo da Cova da Piedade no mastro localizado na entrada do Estádio Municipal José Martins Vieira.

O Salão Nobre do Estádio Municipal José Martins Vieira, foi o palco da cerimónia

Texto:AFS

Fotos: AFS e Joaquim Candeias



Sem comentários:

Enviar um comentário