Publicação em destaque

terça-feira, 8 de setembro de 2020

HENRIQUE MOTA - CENTENÁRIO DO SEU NASCIMENTO - DESPORTISTA, ASSOCIATIVISTA E ESCRITOR (1920 - 2020)

 Medalha de Ouro de Mérito e Dedicação,atribuição da Câmara Municipal de Almada


  A SCALA - Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada e a O Farol - Associação de Cidadania de Cacilhas, promovem uma homenagem a Henrique Mota, na comemoração do centenário do seu nascimento,junto à placa toponímica da rua com o seu nome, junto à rotunda do Feijó( Rotunda do Pescador)em direção ao Almada Forum, esta quinta feira dia 10 de Setembro, pelas 15,30 horas.

Henrique Mota, faleceu em 2001 e deixou um importante legado entre eles  quatro volumes "Desportistas Almadenses". Henrique Leonardo Dias Mota,nasceu em Mafra a 10 de setembro de 1920,e veio residir para Almada aos 9 anos de idade,tendo dedicado grande parte da sua vida ao associativismo e ao desporto, como atleta, treinador e dirigente.
Desempenhou no Ginásio Clube do Sul, vários cargos diretivos, Sócio de Mérito e Sócio Honorário. Galardoado com o Troféu Prestigio Ginasista.
A Câmara Municipal de Almada, atribuiu a Medalha de Ouro de Mérito e Dedicação.foi um lutador abnegado pelo desenvolvimento da cultura física no concelho,dirigente e treinador de várias modalidades desportivas,,do atletismo a râguebi,do voleibol ao halterofilismo, da luta Greco - romana à ginástica
Henrique Mota,pertenceu durante doze anos à Federação Portuguesa de Atletismo e à Associação de Atletismo de Lisboa,fazendo parte do seu corpo de juízes de chegada, juiz-árbitro. foi dez vezes internacional em mesas de júri.
Autor do estudo biográfico Desportistas Almadenses, publicou ainda contos Desportivos, teve uma vasta colaboração no " Jornal de Almada"
Foi responsável pela organização dos 1º s Jogos Juvenis de Almada,em 1972.

Aquando da comemoração dos 75 anos do Ginásio Clube do Sul, em 1995,Henrique Mota e Fernando Barão,este último falecido no decorrer de 2020, publicaram o livro "75 ANOS DE GLÓRIA" livro

Aqui deixamos parte de currículo deste grande senhor Henrique Mota.



A contra capa do livro Desportistas Almadenses -Volume III,ano 1994,com a imagem do autor, aquando da inauguração do Polidesportivo "Cata Vento", em Cacilhas, junto ao Campo de jogos do Beiram Mar de Almada.

 Por motivos inadiáveis, não poderemos marcar presença nessa singela homenagem da passagem do  centenário

 A cerimónia de homenagem vai ter lugar aqui na Rotunda do Pescador, no Feijó


Sem comentários:

Enviar um comentário