Crónicas desportivas,reportagens,entrevistas,cultura e noticias sobre o concelho de Almada. Envie as noticias sobre o seu clube - Modalidades/Entrevistas: noticiasdesportoalmada613@gmail.com
Publicação em destaque
domingo, 29 de novembro de 2020
1ª DIVISÃO "A.F.S - BARREIRENSE ASSUME LIDERANÇA AO VENCER A TURMA DOS PESCADORES, NAQUELE QUE FOI O ÚNICO JOGO DA 3ª JORNADA
Realizou-se na passada sexta feira dia 27,a partida antecipada da 3 ª jornada do Campeonato Distrital da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Setúbal, com o FutebolClube Barreiense a derrotar por 4-1 o Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica, numa partida, realizada no Campo da Verderena e em que o equilibro foi nota dominante,com as equipas a irem para os balneários, com uma igualdade, 1-1.Mas com a turma do Barreiro, a cimentar o triunfo nos cinco minutos finais da partida com a obtenção de mais dois golos.
A marcha do marcador foi a seguinte: 1 - 0,aos 36 minutos por Carlos Graça; 1 - 1,aos 43 minutos por Mauro Fialho;2 - 1, aos 64 minutos por Bruno Martinho; 3 - 1,aos 86 minutos por,Carlos Almeida e 4 - 1, 89 minutos, por Filipe Fialho. Em jogo dirigido pelo árbitro Tiago Balegas que teve como árbitros assistentes : Alexandre Silva e Francisco Veiga enquando o 4 º árbitro foi André Batista.
JUDO - JUDO CLUBE PRAGAL COMEMORA ESTE DOMINGO DIA 29 DE NOVEMBRO 31 ANOS DEDICADOS AO JUDO
Há em Almada um Judo Clube que faz 31 anos
Em regime de confinamento, estamos hoje domingo dia 29,da forma como nunca se imaginou, a Celebrar o 31º Aniversário do Judo Clube Pragal. Ainda "não atiramos a toalha ao chão", porque ainda temos como desde o dia 29 de Novembro de 1989, um excelente grupo de "carolas" judocas e Pais, que continuam a acreditar que o Judo é verdadeiramente um desporto para todos, um modo de vida, mais do que um desporto Olímpico, um meio educativo.
Porque fomos impedidos de realizar o nosso habitual aniversário, promovendo o Judo no Complexo Municipal dos Desportos"Cidade de Almada", devido à crise pandémica,iremos assinalar de uma outra forma.
sábado, 28 de novembro de 2020
II LIGA - COVA DA PIEDADE IMPÔS EMPATE AO FEIRENSE, COM ADRIANO FACCHINI A NEGAR O GOLO AOS VISITANTES
O guarda redes piedense, Adriano Facchini,estreou-se na II Liga, aqui com uma espetacular defesa aos 23 minutos, a negar o golo ao Feirense.Foto: Estádio 11 |
O Clube Desportivo da Cova da Piedade,empatou a zero golos, com o Clube Desportivo Feirense e mantêm-se a meio da tabela classificativa, ponto importante para a caminhada da turma piedense na luta por um lugar que a coloque salva dos lugares da despromoção da IILiga,já que a última vitória piedenses ocorreu a 24 de Outubro, triunfo,2-0, sobre o Leixões, enquanto a turma nortenha com este empate, poderá ficar mais distante da liderança que tem como líder o Estoril Praia.
Em relação ao jogo a equipa visitante entrou melhor no jogo e teve algun ascendente sobre os piedenses, e aos 23 minutos poderia ter-se colocado em vantagem,na cobrança de um livre à entrada da área, chamado a cobrar o livre,Fábio Espinho com um remate a meia altura e colocado ao angulo esquerdo da baliza aguarda de Adriano Facchini e quando se adivinhava o golo, o guarda redes piedense que se estreou esta época na respetiva liga voou para o seu lado esquerdo e com o a sua mão direita a sacudiu o esférico para canto.
No segundo tempo, o Cova da Piedade, com uma pequena alteração posicional no duplo pivô do meio campo, conseguiu equilibrar a posse de bola e chegar mais perto da baliza para, nos primeiros 15 minutos, fazer seis dos sete remates que conseguiu no encontro.
Depois, com o terreno muito pesado, ambas as equipas caíram de produção, o jogo passou a ser disputado mais no plano físico e só em esporádicos lances de bola parada se aproximava das duas balizas, mas ainda houve tempo para Cele ser expulso nos anfitriões, aos 83 minutos, por acumulação de cartões amarelos.
O empate acaba por se aceitar e premeia a turma piedense,que assim mantêm-se no meio da tabela classificativa,aos invés a turma do Feirense,poderá ver fugir os seus mais diretos opositores na respetiva liderança.
Fase do jogo Cova da Piedade 0-0 Cd Feirense |
Partida realizada este sábado dia 28 de novembro,no Estádio Municipal"José Martins Vieira",na Cova da Piedade.
Resultado final: Cova da Piedade,0-0 Cd Feirense.
- Árbitro: Iancu Vasilica(AF Vila Real)
- Equipas:
- Cova da Piedade: Adriano Facchini;João Amorim,João Meira(cap.),Bruno Sapo,(Simão Junior,34'),Gonçalo Maria, Cele, João Patrão,Arnold e Pepo;Miguel Rosa e João Vieira.
- não utilizados:Cleber Santana,Kakuba,Gonçalo Tavares,Kakuba,Balogun, Chico Chen e Hugo Machado.
- Ação disciplinar: cartão amarelo para João Meira(22'),Bruno Sapo(31'),Cele(65' e 83')seguido de vermelho e cartão amarelo para Pepo(90+4').
- Treinador: César Lacerda
- Clube Desportivo Feirense:Bruno Brígido;Diga,Gui Ramos,Ícaro Silva,Zé Ricardo,Tavares,Mica(Agdon(87'),Feliz(Edson Farias,73'),Fábio Espinho(Latyr Fall(67') e Fabricio(João Victor,73').
Suplentes não utilizados: Igor,Pedro Monteiro,Ruca, David Luís e Marcus.
Ação disciplinar:cartão amarelo para Diga(45+2'),Latyr(87')
Treinador: Filipe Rocha
Assistência-Jogo à porta fechada devido à pandemia covid- 19
sexta-feira, 27 de novembro de 2020
LIGA PRO - COVA DA PIEDADE DETERMINADO EM REGRESSAR ÀS VITÓRIAS RECEBE O C.D. FEIRENSE EM JOGO DA 10ª JORNADA
ESTÁDIO MUNICIPAL"JOSÉ MARTINS VIEIRA" SÁBADO 15,00 HORAS
Na imagem fase de jogo com o Benfica, com Miguel Rosa ,ele que marcou o primeiro golo dos piedenses,na derrota 2-3, com o Benfica"B". |
O Clube Desportivo Cova da Piedade,Futebol - Sad que na última jornada,disputada na passada quarta feira, foi derrotado no Estádio Municipal "José Martins Vieira",pelo S.L.Benfica"B",vai receber este sábado,pelas 15,00 horas, o Clube Desportivo Feirense,em jogo respeitante à 10ª jornada, partida de extrema importância para os piedenses que vem de duas derrotas consecutivas para a liga, já a turma de Vila da Feira, foi surprendida na última jornada, no seu próprio reduto ante o Fc Arouca.
O Cova da Piedade,parte para este jogo com duas derrotas consecutivas para a LigaPro,ocupa a 10 ª posição com10 pontos,fruto de três triunfos e um empate e com um saldo negativos em golos, 8 marcados e 13, sofridos.Mas face ao que presenciámos na partida com o Benfica "B" em que turma piedense deu excelente réplica, e estamos certos que vai entrar em campo determinada em conquistar os três pontos para subir alguns lugares na tabela classificativa e assim oferecer ao seu técnico, Toni Pereira,que está em fase de recuperação do Covid -19, e assim a continuar afastado do respetivo banco de suplentes.
Emquanto a turma do Feirense, ocupa a terceira posição com 17 pontos, a cinco pontos do líder que é o Estoril Praia,mas com menos um jogo que os estorilistas, contabilizam cinco vitórias e um empate , com 14 golos marcados e 6 sofridos e que investiram para lutar pela subida.
Consulte AQUI Classificação e Resultados
ANDEBOL - NACIONAL DA 2ª DIVISÃO . ALMADA ATLÉTICO CLUBE DERROTOU O SPORTING CP"B" POR 24-20
Oriundo das camadas de formação, David Martins uma promessa do andebol almadense
Realizou-se no passado fim de semana, a 7ª jornada do Campeonato Nacional da 2 ª Divisão de Andebol,jornada essa incompleta e respeitante 1ª Fase-Zona 3,com o Almada Atlético Clube a derrotar por 20-24 o Sporting Clube de Portugal"B" em jogo realizado no Pavilhão Adelino Moura,jogo esse que deveria ser disputado no reduto dos leões,mas que acabou por se realizar no Pragal.
Na partida entre almadenses e leões,destaque para o lado almadense de Leone Almeida, autor de 8 golos,seguido por Artur Pereira,com 5 e André Lourenço,com 4 golos. Já por parte do Sporting, Duarte Seixas com 5 golos, seguido por Tomás Ferreira,Benjamin João e Miguel Loureiro, todos com três golos.
Por sua vez o CCR Alto do Moinho,foi derrotado no seu pavilhão, por 23- 28,diante da formação do CDD Camões equipa que lidera a classificação.
Os resultados da 7ª jornada foram os seguintes:
CD Mafra 22 - 24 Vela de Tavira
CF Sassoeiros 25 - 20 1º Dezembro de Queijas
Na liderança está o CDE Camões/WAC que com o Clube Desportivo Mairenses,ainda não perderam
O Almada ocupa o grupo dos 6ºs classificados, com 10 pontos,mas menos dois jogos
A próxima jornada não se realiza pelos motivos de restrições entre concelhos,devido ao estado de emergência, Covid -19
TAÇA DE PORTUGAL- COVA DA PIEDADE - MOREIRENSE: OLIMPICO MONTIJO - SPORT CLUBE BRAGA E TORREENSE - AMORA FC
A Cidade do Futebol acolheu esta quarta-feira o sorteio da quarta eliminatória (16 avos de final) da Taça de Portugal Placard, na qual participam ainda três clubes do distrito de Setúbal.
O Estádio Municipal "José Martins Vieira" vai receber o embate entre o Cova da Piedade e o Moreirense, equipa equipa que milita na Liga Nós, no Montijo a formação do Olimpico do Montijo, a participar no Campeonato de Portugal,recebe o Sporting Clube de Braga,da Liga Nós,já o Amora Futebol Clube viagem até Torres Vedras, para defrontar o União Torreense,ambas as equipas participam no Campeonato de Portugal.
Eis o resultado do sorteio:
Vencedor do Jogo Estoril Praia (LPS) - Lusitano Ginásio (CP) x Boavista (LN)
Fontinhas (CP) x Fafe (CP)
Sporting CP (LN) x Paços de Ferreira (LN)
Olímpico do Montijo (CP) x SC Braga (LN)
Nacional (LN) x Leixões (LPS)
Benfica (LN) x Vencedor do jogo Vilafranquense (LPS) – Sanjoanense (CP)
B SAD (LN) x SC Espinho (CP)
Anadia (CP) x Vencedor do Jogo CF Estrela (CP) – Farense (LN)
Rio Ave (LN) x Famalicão (LN)
União de Leiria (CP) x Gil Vicente (LN)
FC Porto (LN) x Tondela (LN)
Marítimo (LN) x Salgueiros (CP)
Vitória SC (LN) x Santa Clara (LN)
Académico de Viseu (LPS) x Académica de Coimbra (LPS)
União Torreense (CP) x Amora (CP)
Cova da Piedade (LPS) x Moreirense (LN)
Legenda:
LN - Liga NOS; LPS – Liga Portugal SABSEG; CP – Campeonato de Portugal
Eis o calendário dos jogos por disputar da 3.ª Jornada:
3 de dezembro 2020 | quinta-feira
14h30: Club Football Estrela – SC Farense
9 de dezembro 2020 | quarta-feira
18h00: UD Vilafranquense – AD Sanjoanense
21h00: Estoril Praia – Lusitano Ginásio Clube
Confira aqui os resultados das eliminatórias anteriores.
Confira as melhores imagens do sorteio.
FPF - O MUNDO DO FUTEBOLDESPEDE-SE DE UM DOS MELHORES JOGADORES DE SEMPRE. (A)Deus Maradona
A federação Portuguesa de Futebol,reagiu em ao falecimento de Diego Armando Maradona e em comunicado despede-se de um dos melhores jogadores de sempre(A)Deus Maradona.
O futebol está de luto. O dia 25 de novembro de 2020, o planeta chora a morte de um dos mais talentosos jogadores da história do desporto-rei: Diego Armando Maradona.
Foram 680 jogos com 346 golos distribuídos por seis clubes (Boca Juniors, Newell’s Old Boys, Sevilha, Nápoles, Barcelona e Argentinos Juniors) e pela seleção das ‘pampas’. Um palmarés que fala por si: um campeonato do mundo, um mundial sub-20, uma Taça UEFA, um campeonato metropolitano argentino, uma liga espanhola, uma Taça de Espanha, uma supertaça espanhola, duas ligas italiana, uma Taça de Itália e uma supertaça italiana.
Distinções individuais foram muitas, também. Bola de Ouro no Campeonato do Mundo, duas vezes considerado ‘Rei da América’, melhor jogador no mundial sub-20, melhor marcador em Itália e melhor jogador do planeta.
Em 2000, recebeu da FIFA o prémio de melhor jogador do século XX, juntamente com Pelé.
Após ‘pendurar as botas’, continuou ligado ao futebol, na posição mais próxima das quatro linhas que podia ter: treinador. Começou no Textil Mandiyú da Argentina, seguiu-se o Racing Club, antes de parar uma década. Em 2009 regressa para orientar a Seleção Nacional da Argentina, cargo que ocupou até 2010. Seguiram-se duas épocas no Al Wasl e outras duas no Al-Fujairah SC. Chegou a treinar o Dorados no México e atualmente ocupava o comando técnico do Gimnasia de La Plata. Faleceu esta quarta-feira, com 60 anos de idade.
O que não tinha em altura, tinha em talento. Maradona entrou e conquistou o mundo do futebol, ao ponto das duas palavras não se conseguirem dissociar uma da outra.
Diego Armando Maradona provavelmente nunca chegou a conhecer um por cento das pessoas que o admiravam, o que não faz com que os restantes 99% não pudessem considerá-lo como ‘seu’. ‘El Pibe’ fez ‘parte’ de milhares, eventualmente até milhões de famílias. Inspirou crianças e foi idolatrado por gerações. Fez nascer sonhos e foi o motivo de tantos atletas hoje em dia brilharem nos relvados do mundo. Maradona não precisava de estar presente para mexer com as pessoas. Talvez por isso seja considerado um Deus do futebol.
O astro argentino atingiu o estatuto de lenda imortal muito antes de ter partido e o planeta hoje chora o ‘apito final’ numa vida tão rica em sucessos.
Num ano tão complicado e tão atípico, o mundo diz adeus a Diego Armando Maradona, para muitos o melhor jogador de todos os tempos.
Fonte: FPF
quarta-feira, 25 de novembro de 2020
II LIGA - BENFICA "B" QUEBRA JEJUM AO VENCER O COVA DA PIEDADE, POR 2 - 3
CD Cova da Piedade - CD Feirense, dia 28 de novembro 15,00 horasA festa do golo ao centro Kevin Csoboth,autor do 1º golo das águias na Cova da Piedade
A equipa do Benfica quebra um longo jejum e vence na Cova da Piedade,com as águias a irem para o intervalo com uma vantagem de três golos o que lhe deu ânimo para gerir o resultado na segunda parte,apesar da boa réplica dos piedenses que tardiamente só chegaram ao segundo golo,nos minutos finais do encontro.
Com este resultado, o Benfica B deixa a zona de despromoção e salta para o 13.º lugar, com nove pontos, menos um que o Cova da Piedade, que ocupa o 11.º posto da classificação.
Os encarnados chegaram cedo ao golo, num lance de bola parada, com alguma felicidade, uma vez que a bola batida por Vukotic desviou na barreira, bateu na trave e sobrou para a cabeça de Csoboth, que, oportuno, inaugurou o marcador.
Mas as "águias" eram a melhor equipa sobre o relvado e justificaram a vantagem nos minutos seguintes, com Vukotic (17) e Samuel Pedro (32) a rematarem rasteiro e sem hipóteses para Cléber Santana, após cruzamentos de Pedro Ganchas, na esquerda, e de Csoboth, na direita, respetivamente.
Os piedenses reajustaram o meio campo e reduziram para 3-1 logo a abrir a segunda parte (48), mas, apesar da "injeção" de moral, a reação foi ténue e sem grandes oportunidades junto à baliza do guarda-redes Fábio Duarte, mal batido no golo de cabeça João Patrão (88), que deu ao resultado uma imagem de incerteza quanto ao vencedor que o jogo efetivamente não teve.
Jogo no Estádio Municipal José Martins Vieira, na Cova da Piedade. Ao intervalo: 0 -3. Resultado Final: Cova da Piedade 2 - 3 Benfica"B"
Árbitro: Rui Lima (AF Viana do Castelo)
Árbitro assistente nº 1 Diogo Pinto
Árbitro assistente nº 2 José Caldeira
4º Árbitro: Márcio Torres
Ao intervalo: 0-3.
Marcadores:
0-1, Kevin Csoboth, 13 minutos.
0-2, Vukotic, 17.
0-3, Samuel Pedro, 32.
1-3, Miguel Rosa, 48.
2-3, João Patrão, 88.
Miguel Rosa autor do primeiro golo dos piedenses |
Equipas:
- C.D. Cova da Piedade: Cléber Santana, João Amorim, João Meira, Bruno Sapo, Gonçalo Maria, Varela (Pepo, 38), Cele, Arnold, Miguel Rosa, Kenidy (João Patrão, 46) e João Vieira.
- Suplentes não utilizados: Adriano Facchini, Kakuba, Gonçalo Tavares, Simão Júnior, Balogun e Chico Chen).
Ação disciplinar: João Patrão (66), Cele (66) e Gonçalo Maria (85) .
Treinador: César Lacerda.
- S.L.Benfica B: Fábio Duarte, Fábio Baptista, Kalaica, Morato, Pedro Ganchas, Diogo Mendes (Tomás Araújo, 62), Vukotic, Henrique Araújo (Henrique Jocu, 55), Samuel Pedro (Tiago Gouveia, 80), Kevin Csoboth (Zé Gomes, 80) e Daniel dos Anjos.
- Suplentes não utilizados: Leo Kokubo, Gerson Sousa, Rafael Rodrigues, Filipe Cruz e Diogo Nascimento.
-Ação disciplinar:Cartão amarelo para Kevin Csoboth (50), Vukotic (59) e Daniel Anjos (90+3)
Treinador: Renato Paiva.
Confira AQUI resultados e classificação
Assistência: jogo disputado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.
terça-feira, 24 de novembro de 2020
Pista Municipal da Sobreda, Almada - 23 de Novembro de 1997 - 23 de Novembro de 2020 - 23 anos ao serviço do atletismo da região e do País
A pista Municipal da Sobreda, Almada completou a 23 de novembro, 23 anos ao serviço do atletismo da região e do País . Estão de parabéns os nossos clubes,atletas, treinadores e dirigentes, são eles que têm elevado este equipamento desportivo ao estatuto de uma das pistas mais utilizadas em Portugal, e garantindo amplas oportunidades de participação diferenciada aos atletas de todas as condições,têm dado ao País tantos e tantos campeões. Parabéns a todo(a)s.
Início dos Anos 90. Crescia em número e nível de organização o número de provas de atletismo em estrada. Um Troféu de corrida em estrada, com provas a pontuar para uma classificação final. Grande participação popular. Grandes dinamizadores, o maior dos quais foi o Mário Pinto Claro.
Da prática regular deste atletismo em estrada saíram grande atletas. De entre eles, um destaque e um aplauso para o Alberto Chaíça, que veio a ter um estatuto de nível mundial, como maratonista, hoje ainda ligado ao meio e a patrocinar um clube, no Serrado, Caparica.
O Núcleo Desportivo Juvenil do Laranjeiro, dirigido, desde a primeira hora, pelo José Armindo Bernardo, desenvolve, desde os anos 80, um excelente trabalho, com treinos,na altura, numa escola primária do Laranjeiro e outros espaços. Seriam deste clube – e de um outro, o CLAMO, Clube de atletismo do Monte da Caparica, dirigido pelo Professor Sebastião – os primeiros atletas a fazerem trabalho específico de pista, sem que esse equipamento desportivo existisse no distrito. Era necessária a Pista.
No União Raposense, o Jaime Almeida, faz um trabalho de enorme valia, com atletas provenientes, a maioria, dos bairros sociais do Monte de Caparica. No Monte K, Escola de Atletismo, o Jaime continua um trabalho de importância social e desportiva, de enorme valia.
Os Amigos de Atletismo da Charneca da Caparica têm também a sua génese associada ao Troféu de Atletismo, circuito de atletismo em estrada. Participaram nas corridas das primeiras edições e, para receberem o prémio, sugerimos, no princípio dos anos 90 que se… legalizassem. E assim surgiram os Amigos do Atletismo, desde a primeira hora orientado pela Madalena Mota, dirigente e treinadora. A Pista viria a permitir as primeiras especializações em disciplinas técnicas do atletismo.
Clube Pedro Pessoa, Escola de Atletismo, que chegou mais recentemente, enquanto clube, ao ambiente desportivo de Almada. Em pouco tempo constituiu-se como um robusto clube de formação e competição, dando ao concelho, à região e ao País, já campeões. Dedicado, dirigente e treinador, é já incontornável no panorama do atletismo concelhio. Tem, na Pista a sua segunda casa, mas precisa rapidamente de uma sede. Precisa e merece. É preciso apoiá-lo nesta sua necessidade.
Vários são ainda os clubes locais que desenvolvem um valioso trabalho de fomento da prática do atletismo e que merecem uma referência: O Clube de Atletismo dos Amigos do Parque da Paz, o CCD TACA (Autarquias de Almada), a Sfuap, a Incrível, o SUC, o Clube de Praças da Armada, Núcleo de Almada do Sporting Clube de Portugal, entre outros. A todos eles, muito deve o nível a que chegou a prática do atletismo no concelho e na região.
Anos 90. Constatação, na Câmara Municipal, que importava dar o passo que faltava na criação de condições para o desenvolvimento técnico da modalidade, alcançado que estava já um número expressivo de praticantes de atletismo que, no entanto, não dispunham de condições de desenvolvimento que só uma pista propicia.
Há anos que estava prevista a construção da Pista Distrital, em Setúbal. Mas esse equipamento não surgia. Veio a surgir mais tarde, muito depois da Pista da Sobreda estar construída.
O executivo da Câmara de Almada avança então para essa construção. Uma Pista,classe B, no único terreno municipal disponível, na altura para receber um equipamento deste tipo, na Sobreda.Tentámos projetar e construir uma pista de classe A, com 8 pistas. Veio a verificar-se que o único terreno municipal então disponível não a comportava. Ou era construída, no terreno disponível, ou não o seria tão depressa. A Presidente Maria Emília e eu próprio convictos, propõem ao executivo avançar para a obra. É construída uma pista de 6 corredores.
Aqui uma justa referência ao Dr. Jorge Pedroso de Almeida, então Presidente do Instituto do Desporto, com quem era possível uma excelente relação pessoal e de trabalho, e que decidiu o financiamento por parte da Administração Central, com 50 000 contos.
Foi a primeira pista do distrito e a única em funcionamento neste momento. De muito boa construção, constituirá, porventura um caso invulgar de resistência a uma intensa utilização pois, embora já tenha tido uma reparação ao tartan, este tem-se mantido com uma notável funcionalidade. Lembrar que a Pista de Setúbal e a do Seixal,construídas bastante depois da Sobreda, estiveram inoperacionais durante bastante tempo, recuperando recentemente a sua plena funcionalidade.A Pista da Sobreda veio melhorar as condições de treino dos clubes e atletas do concelho e também do distrito e elevar o nível do atletismo.
Até aparecer a pista Carla Sacramento, do Seixal, a de Almada recebia todos os dias dezenas de atletas dos clubes filiados na Associação de Atletismo de Setúbal, mas também de Lisboa, residentes na margem sul.
Hoje continua a receber diariamente dezenas de praticantes, dos clubes, das escolas,das faculdades, numa prática que convive diariamente com a prática do rugby e do basebol. Rapidamente, a Pista Municipal de Atletismo se tornou uma das mais utilizadas em Portugal, para treino, formação e competição para os nossos clubes e para os clube da região.
Uma pequena síntese dá elucidativa conta pública do trabalho regular desenvolvido na Sobreda, Almada.
FORMAÇÃO:
Várias formações organizadas pela AAL (Associação de Atletismo de Lisboa),AsAS (Associação de Atletismo de Setúbal) e FPA (Federação Portuguesa da Atletismo).
CONCENTRAÇÕES/ESTÁGIOS:
Várias concentrações/estágios organizadas pela AAL, AsAS e FPA
COMPETIÇÕES:
Com organização do NDJL (Núcleo Desportivo Juvenil do Laranjeiro) e CMA (Câmara Municipal de Almada), foram realizados 5 Torneios de Jogos Desportivos da Cidade de Almada.
Com organização do NDJL e JFLF (Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó), foram realizados 18 Torneios da Ética Desportiva, 13 Torneios de Jogos Desportivos de Laranjeiro e 4 Torneios Internacionais de Lançamentos de 2016 a 2019 (2020 não houve devido á pandemia), sendo que na sequência desta iniciativa no ano de 2017, alem do Torneio de Lançamentos houve uma formação para Treinadores e um estágio para as jovens promessas, também pela dinâmica desta iniciativa a FPA fez realizar em Almada em 2018 o Torneio de Lançamentos para Juniores e Esperanças entre Portugal, Espanha e Dinamarca, ainda neste torneio foram batidos vários recordes regionais e em 2018 um record nacional, no peso pela Jessica Inchude do SCP (Sporting Clube de Portugal) com a marca de 17,46 m.
Com organização do NDJL, JFLF, AACC (Amigos do Atletismo da Charneca de Caparica) e JFS (Junta de Freguesia de Sobreda) foram realizados 3 Torneios de Lançamentos entre 2000 e 2002, sendo que na sequência destas organizações a FPA fez realizar em Almada o Campeonato Nacional de Lançamentos Longos e em 2002 a mesma FPA realizou um Portugal e Espanha em Lançamentos.
Com organização do Desporto Escolar tem sido realizadas várias competições dos Megas Sprints, Provas de Preparação e Distritais Escolares.
Com organização da AsAS, tem sido realizadas muitas das suas Provas de Preparação assim como muitos Regionais de todos os escalões, ultimamente quase todo o calendário já que as pistas do Seixal e de Setúbal estão com problemas para utilização.
Com organização da FPA foram realizados dois Campeonatos Nacionais da 3 ª divisão, alem dos torneios de Lançamentos já mencionados.
De 1998 a 2002, o Torneio de Atletismo Almada ComVida, que incluiu um Torneio de Pista, dirigido aos escalões de formação, trouxe alguns campeões à nossa pista e ao convívio com os mais novos grandes nomes do atletismo nacional. O programa “Um treino com” permitia o contacto dos atletas da formação com atletas do alto rendimento e com treinadores nacionais. Passaram neste programa, entre outros,Carlos Calado, gémeos Castro, Rui Silva, Júlio Cirino com Teresa Machado, Paulo Reis com Vânia Silva, os treinadores Miguel Lucas, Bernardo Manuel.
Ainda a registar as várias iniciativas de atletismo adaptado, para praticantes,portadores de deficiência, sinal da preocupação municipal com uma oferta diferenciada que possibilite a prática desta modalidade por todos os cidadãos
Grandes atletas aqui foram formados:
Dário Manso aqui no lançamento do peso |
Fruto de um intenso e qualificado trabalho de fomento da prática do atletismo,vários são os atletas, que na Pista nasceram para o atletismo e adquiriram uma justa notoriedade pública, de que são exemplos: Artimiza Sá, Sabrina Sousa,Cátia Vitorino, Ricardo Martins, Daniela Vitorino, Diana Spencer, Márcio Horta, Tomás Gonçalves, Inês Diogo e João Oliveira, os quatros últimos já atletas internacionais. E ainda uma justa referência à Bárbara Neiva, “nascida” no Sport Almada e Figueirinhas e agora no Sporting Clube de Portugal.
Um destaque, justo pelo mérito que encerra, para o João Oliveira, que se encontra já no percurso de alta competição.
A ilustrar o resultado do trabalho de formação desenvolvidos pelos clubes de Almada nesta Pista, enuncia-se a lista de alguns campeões:
Carlos Ferreira – 7 records infantis e iniciados (barreiras, vara e triatlo)
Jaqueline Silva - 7 records juvenis e juniores (dardo)
Daniela Vitorino – 6 records iniciadas, juvenis e juniores (vara)
Cátia Vitorino – 6 records juvenis, juniores e seniores (martelo)
Ricardo Martins – 6 records iniciados, juvenis e juniores (60-100-200m)
Tomás Gonçalves – 14 records iniciados, juvenis e juniores (Parte deles na pista de Almada - 250 – 200 – 300m). E ainda Sara Mendes e Pedro Santos.
Este texto irá manter-se em atualização permanente, pelo que receberá próximas
contribuições, as quais completarão uma lista de que, justamente, o concelho de
Almada se orgulha.
Incontornável é a referência aos treinadores de atletismo que aqui asseguraram a direção técnica dos processos de formação e treino:
Armindo Bernardo, Madalena Mota, Joaquim Neves, Jaime Almeida, Pedro Pessoa,Pedro Santos (Núcleo Sportinguista de Almada), Rui Santos e Carlos Cunha (Núcleo Desportivo Juvenil do Laranjeiro), e ainda João Ganso (com Nélson Évora), Elias Leal(dardo), Gustavo Ventura (apoio da FPA aos atletas de Almada de peso e dardo), Abreu Matos (com Naide Gomes).
Uma palavra de justo reconhecimento para as equipas técnicas municipais que, ao longo destes anos, asseguraram, em articulação com os clubes:Paulo Mamede, Pedro Agostinho, Augusto Ramos, Pedro Monteiro, Adriano Santos,João Ferreira, Ludovina Santos,…
A Pista Municipal de atletismo da Sobreda, Almada, representa um grande passo em frente, na criação de condições para o desenvolvimento do atletismo no nosso concelho e constituiu um recurso que contribui decisivamente para o crescimento do atletismo na região de Setúbal e será, porventura, ainda hoje, uma das mais intensamente usadas em Portugal . Almada, com os seus clubes, também aqui a contribuir para o desenvolvimento do desporto nacional.Há mais estrada para andar. Claro que há.
António Matos, em colaboração com Armindo Bernardo e Madalena Mota
segunda-feira, 23 de novembro de 2020
FUTEBOL DISTRITAL - ALMADA ATLÉTICO CLUBE ESTREIA-SE COM TRIUNFO, 1 - 3, NO REDUTO DO ZAMBUJALENSE
O plantel do Almada que está a participar no distrital da 2 ªdivisão da Associação de Futebol de Setúbal.Foto:AAC
As equipas alinharam
Treinador:David Pires Canilho