O Portão Verde Futebol Clube, situado na Praceta do Pagador, no Laranjeiro, completou a 15 de Agosto o seu Quinquasésimo Terceiro Anivversário. O clube fundado em 1967, por 16 jovens que tinham em comum o gosto pelo futebol,na área onde viviam não havia muitos clubes que se dedicassem à prática dessa modalidade e então resolveram criar um clube e assim,decidiram fundar o clube a que deram o nome de Portão Verde, por existir no local um portão verde, de entrada para a base da Marinha, no Alfeite
O passe seguinte foi a compra de equipamentos e falar com o dono do café "A Barca" para autorizar provisóriamente a guarda dos equipamentos e se possível deixar fazer as reuniões no referido café,ao qual o dono do estabelecimento concordou.
Uma das equipas do Portão Verde Futebol Clube,neste caso de Escolinhas.À esquerda na imagem
Manuel Branquinho,presidente do clube
O Clube jogou futebol a nível da INATEL e ainda participou nos anos 90 e por duas épocas no Campeonato Distrital da 2ª Divisão da Associação de Futebol de Setúbal. Mas o sonho dos dirigentes era ter uma sede social condigna e em 1990, com a entrada de uma outra direção, liderada por Manuel Branquinho, o clube reatou o contacto com a autarquia e face à persistência da direção e a boa vontade da edilidade, no dia 9 de Outubro de 1991, foi cedido em direito de superfice um terreno com 1.700m2 e em Janeiro de 1993 o clube deu inicio á obra orçada em 30 mil contos, a mesma só foi possível graças à ajuda da Cãmara Municipal de Almada e da Junta de Freguesia do Laranjeiro.
Aquando da passagem do 45º aniversário,fizemos uma reportagem que pode ser lida aqui no link abaixo.
Manuel José Garção Branquinho
ResponderEliminar"Obrigado amigo Joaquim Candeias, pelo destino ou seja porque fui eu,como presidente da direção que, em conjunto com os órgãos sociais eleitos na altura,construimos a actual seda social.Volvidos 27 anos lá continua de pedra e cal,foi inaugurada no dia 01 de Novembro de 1993,sendo na altura a Presidente da Camara a exª senhora Maria Emilia Neto de Sousa e,o Vereador do pelouro da acção sociocultural o meu amigo Eng.António Matos,figura proeminente dessa época e de hoje,sempre embrenhado no desenvolvimento Cultural e Desportivo da nossa terra. Recordo-me que, com o apoio da Camara Municipal de Almada,conseguimos apoios para a construção da referida sede que,na altura orçou em quarenta e três mil contos.,quero, em meu nome pessoal, e da equipa administrativa que hoje me acompanha, endereçar a nossa gratidão por esse gesto pois, sem ele não seria possível erguer tal infra estrutura.
Muito obrigado à Camara Municipal de Almada,e,aos seus órgãos eleitos de então.
Abraço.
O comentário acima de Manuel Branquinho,foi feito na página do facebook no dia 17 de agosto,um dia antes do seu falecimento a 18 de agosto de 2020.Para memória futura,passei esse seu comentário, como resposta a esta publicação sobre os 53 anos do Portão Verde Futebol Clube, do qual era presidente da direção. Esta a minha homenagem a este grande senhor que durante 15 anos também foi presidente do Clube Desportivo da Cova da Piedade.
EliminarPara a sua familia as minhas sentidas condolências,pela perda de umante querido.Que Descanse em Paz