Publicação em destaque

sábado, 1 de agosto de 2020

FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL : S.L.BENFICA E F.C.PORTO JÁ SE DEFRONTARAM POR 9 VEZES, COM O BENFICA A CONQUISTAR 8 TAÇAS

                    BENFICA OU PORTO QUAL DELES VAI  LEVANTAR O TROFÉU



O Estádio Cidade de Coimbra,acolhe a 80ª edição da Taça de Portugal, entre águias e dragões.O Sport Lisboa e Benfica e Futebol Clube do Porto,protagonizam o derradeiro encontro de uma época marcada por uma paragem de cerca de três meses imposta pela pandemia do COVID-19.

A 80ª Edição da Taça de Portugal será assinalada pela 10ª final entre águias e dragões.Este é o encontro que mais vezes se repetiu na final,mas desde 2004 que o Jamor,neste caso o [Municipal de Coimbra] não juntava estes dois emblemas.

A prova herdeira do Campeonato de Portugal,disputada pela última vez em 1938, é uma competição cheia de tradições que já permitiu diversas surpresas. A recente edição da prova rainha do futebol português assistiu a várias surpresas,desde logo com a queda de emblemas do escalão principal diante de formações do Campeonato de Portugal na terceira ronda,mas à final chegaram as duas formações que disputaram o titulo de campeão que foi conquistado pelos dragões.

No seu percurso até à final, o Sport LisboaBenfica atravessou grandes dificuldades, com exceção da goleada imposta ao Cova da Piedade na terceira ronda, as águias estiveram em desvantagem nas restantes eliminatórias; diante de Vizela[0-1 e 1-2] e Famalicão[1-2]-nos três últimos a jogar em casa,venceram as partidas dentro dos90 minutos,sempre por uma vantagem miníma,e no derradeiro encontro das meias finais,em Famalicão,conseguiram manter o empate a uma bola que lhe valeu a sua 37ª presença na final.


Na sua caminhada até Coimbra o Futebol Clube do Porto não teve de passar por tantos sobressaltos,quanto mais não fosse por não ter tido de operar reviravoltas no marcador. Após golearem o Coimbrões[5-0] e o Vitória Futebol Clube84-0],os dragões bateram em casa o Santa Clara[1-0]e o Varzim[2-1].Nas meias finais,diante de uma equipa da LigaPro,após empate em Viseu[1-1],venceram o Académico de Viseu,por [3-0] no Estádio do Dragão.
Sérgio Conceição e os seus comandados regressam ao Jamor[ neste caso Municipal de Coimbra] a tentar um triunfo que lhes fugiu na edição anterior,no desempate por penaltis,naquela que é a 31ª final da formação azul e branca.


Estão portanto reunidos todos os ingredientes para um grande jogo!.

Artur Soares Dias foi o árbitro nomeado pela Secção Profissional do Conselho de Arbitragem da FPF para dirigir a final da Taça de portugal Placard, entre o FC Porto e o SL Benfica, agendada para este sábado, 1 de agosto, às 20h45, no Estádio Cidade de Coimbra.  

A equipa de arbitragem nomeada é a seguinte:

SL BenficaFC Porto

Árbitro: Artur Soares Dias

Assistentes: Rui Licínio e Paulo Soares

4.º árbitro: Manuel Mota

Assistente de reserva: Jorge Cruz

VAR: Hugo Miguel
AVAR 1: João Pinheiro
AVAR 2: André Campos

Presidente da República na cerimónia da entrega da Taça


Estará acompanhado pelo Presidente da FPF e pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto

A tradição mantém-se e o Presidente da República fará a entrega do troféu ao vencedor da Taça de Portugal Placard no final do jogo entre SL Benfica e FC Porto esta noite em Coimbra.
 
Marcelo Rebelo de Sousa estará acompanhado pelo Presidente da FPF, Fernando Gomes, e pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, tendo as três personalidades cumprido o protocolo de testes para COVID-19 de forma a poderem também cumprir a tradição.

A cerimónia da entrega da Taça e das medalhas realiza-se num palco montado especialmente para o efeito no relvado do Estádio Cidade de Coimbra.



DAS NOVE FINAIS JÁ DISPUTADAS ENTRE ÁGUIAS E DRAGÕES, A VANTAGEM VAI PARA O S.L.BENFICA, COM 8  TAÇAS CONQUISTAS E APENAS UMA PARA O F.C.PORTO

Em 1953
Sport Lisboa e Benfica 5 - 0 Futebol Clube do Porto

Em 1958
FC.Porto 1 - 0 SL.Benfica

Em 1959
SL.Benfica 1 - 0 FCPorto

Em 1964
SL.Benfica 6 - 0 FC.Porto

Em 1980
SL.Benfica 1 - 0 FC.Porto

Em 1981
SL.Benfica 1-0 FC.Porto

Em 1983
SL.Benfica 1 - 0 FC.Porto

Em 1985
SL.Benfica 1 - 0 FC.Porto

Em 2004
SL.Benfica 2 - 1 FC.Porto

Em 2020
SL.Benfica ? - ? FC.Porto

Fonte:FPF


Sem comentários:

Enviar um comentário